Recentemente, um grupo hacker chamado "unc0ver" liberou uma ferramenta que permite fazer jailbreak em praticamente qualquer iPhone com iOS 11 ou superior. Isso foi possível graças a uma vulnerabilidade presente no iOS.

Agora, buscando sanar esse problema, a Apple disponibilizou uma nova atualização do seu sistema operacional móvel, que entrega a versão 13.5.1. O update mais recente não traz nenhum novo recurso, mas de acordo com a empresa ele é de extrema importância pois oferece correções de segurança, principalmente para a falha que permite o jailbreak.

A nova atualização realmente corrigiu a vulnerabilidade, dado que o grupo hacker alertou em sua conta do Twitter para que os usuários não instalem o iOS 13.5.1. É claro que, se você não tem intenção de realizar jailbreak em seu iPhone, a instação é recomendada, dado que o novo pacote pode previnir futuros problemas.

iPhone 11 é um dos modelos compatíveis com a ferramente do grupo hacker unc0ver

Se você não conhece, o jailbreak consiste em remover as medidas de segurança que impedem o iOS de rodar softwares não autorizados pela Apple. A empresa afirma que "blinda" o sistema operacional para manter a plataforma segura.

Vale lembrar que existem alguns riscos nesse procedimento. Podemos citar o caso de mecanismos de segurança detectarem a modificação e impedirem o funcionamento de determinados aplicativos, como o Apple Pay. No entanto, a ferramenta disponibilizada pelo "unc0ver" adiciona exceções no sandbox do sistema para que serviços importantes continuem funcionando.

Ao contrário do Android, que a distribuição acontece em etapas, o novo iOS 13.5.1 já está disponível para download em todos os aparelhos compatíveis.