Nos últimos dias, diversas cidades dos Estados Unidos foram tomadas por ondas de manifestações após o assassinato de George Floyd, um homem negro que foi asfixiado por um policial branco. Infelizmente, alguns protestos se tornaram violentos, com estabelecimentos sendo roubados.

Em meio a esse confusão, as lojas da Apple também foram afetadas e diversos produtos "sumiram" das prateleiras, principalmente os iPhones. No entanto, já temos os resultados dessa ação: a gigante de Cupertino começou a bloquear os aparelhos que foram saqueados.

Recentemente, surgiram imagens no Twitter de iPhones com mensagens de aviso na tela, alertando que o dispositivo deve ser devolvido ao estabelecimento de onde foi levado. O texto também diz que o aparelho está sendo monitorado e que as autoridades serão avisadas sobre a localização.

Se pararmos para pensar, isso pode se tornar um grande transtorno para quem comprou esses modelos sem saber que eles tinham sido roubados, achando que se tratava apenas de dispositivos usados.

O bloqueio feito pela Apple não é tão difícil de ser realizado porque os celulares exibidos em suas lojas contam com sistemas operacionais especiais para demonstração, fazendo com que seja mais fácil rastrear e inutilizar unidades furtadas.

Uma das medidas de segurança adotadas pela empresa é que esses iPhones não funcionam fora das lojas, afinal, quando eles saem do alcance do WiFi presente no estabelecimento, o sistema é bloqueado automaticamente, exibindo um aviso para que seja devolvido. No momento, todas as Apple Stores dos Estados Unidos seguem fechadas devido aos protestos.