Acredita-se que o próximo sistema watchOS 7 para Apple Watches trará novas funcionalidades, como monitoramento do sono e também de oxigenação do sangue. Essa hipótese é cada vez mais sustentada conforme novas informações surgem. Já haviam rumores pela internet, mas agora essa informação de múltiplas fontes a respeito do watchOS 7 confirma que a nova série Apple Watch 6 terão a tecnologia e recursos necessários para utilizar essas funcionalidades.

A atualização do software chegará também a modelos antigo de smartwatches da Apple, mas obviamente a nova série de relógios poderá utilizar tais funções, enquanto não há confirmação de lançamentos anteriores comportarem essas funcionalidades. Dentre modelos antigo, somente as séries 3 e superiores receberão essa atualização, deixando as séries 1 e 2 de fora, indicando também que o suporte para os primeiros modelos de Apple Watches está no fim. Contudo, esses modelos deixaram de receber o watchOS 6.0, mas ainda receberam o watchOS 6.1, então não significa que o suporte acabará de imediato.

Mesmo sem confirmação, acredita-se que a função de monitoramento da oxigenação sanguínea possa vir a ser ativada em watches mais antigos, uma vez que eles teriam o hardware necessário, porém nunca antes ativado. Essa informação foi descoberta em 2015 pela empresa norte-americana iFixit. Já a função de monitoramento de sono não depende exatamente de hardware, mas sim de bateria. De maneira geral, os Apple Watches possuem bateria para um dia completo, com seus usuários carregando-os durante a noite. Para que um monitoramento noturno funcionasse na prática, as baterias teriam de ser mais potentes, e/ou a nova atualização do watchOS 7 deveria proporcionar menor consumo de bateria. Isso significa que watches mais antigos também podem vir a comportar tal função.

Para além dessas funções, o watchOS 7 também trará melhorias para a Siri e o modo kids, novos modos de exercícios e customização. Quanto a nova série de Apple Watches, não há informações confirmadas novas, mas o aparelho poderá também ter um sensor Touch ID, além dos recursos necessários às duas novas funções do watchOS 7.