Uma das melhores coisas que a Apple disponibiliza nos seus computadores são os aplicativos pré-instalados, que praticamente cobrem todas as necessidades dos usuários. Porém, nem todas. A desvantagem de tantos aplicativos disponíveis é que descobrir por onde começar pode ser assustador. Além disso, há aplicativos de terceiros que cumprem melhor algumas funções dos apps da Apple. Devido a isso, elencamos aqui 12 aplicativos que você deve instalar no seu MacOS.

12 aplicativos que você deveria instalar em seu MacOS em 2019

Desde aplicativos que manterão sua tela ligada sempre com apenas um clique até os apps que ocultam automaticamente aplicativos não utilizados, para manter a área de trabalho limpa, temos aqui.

Google Chrome

O Safari é ótimo para navegar na internet no seu Macbook ou iMac graças ao seu excelente consumo de energia, integração com as tecnologias da Apple (como Apple Pay e iCloud Keychain) e sua rápida velocidade de renderização. A Apple está sempre tentando proporcionar uma melhor otimização do navegador para confiabilidade, desempenho e eficiência de energia. No MacBook use o Safari para poupar a carga de sua bateria.

Entretanto, nem todos os sites funcionam bem com o Safari - alguns o obrigam a usar um dos navegadores mais populares. Por esse motivo, recomendamos que você faça a instalação de um segundo navegador, apenas por precaução. O Google Chrome é uma ótima opção, pois é o navegador mais popular do mundo e, portanto, têm excelente suporte para todos os sites da web. Ele é grátis e pode ser sincronizado com sua conta Google. Se você usa um smartphone Android, isso será ótimo.

Google Drive

Como eu falei anteriormente, os usuários do macSO que tem um smartphone Android podem se beneficiar muito dos aplicativos da Google. E aqui citamos o Google Drive. Embora a Apple tenha o seu próprio serviço de armazenamento na nuvem, o iCloud Drive, a verdade é que nem todos os usuários podem pagar por isso. No Google Drive, você tem 15 GB de enquanto no iCloud você tem que pagar, no mínimo, R$ 3,50 por mês.

E embora o iCloud Drive seja um ótimo sistema de armazenamento em nuvem, ele só é bom quando você utiliza todo o ecossistema da Apple. Mas se você é mais multiplataforma, e tem por exemplo, um smartphone Android, o Google Drive provavelmente será mais adequado. Seus aplicativos para Mac são igualmente perfeitos.

Typora

Se você escreve regularmente e aprecia o design minimalista, deseja se concentrar mais facilmente, ou simplesmente gosta de experimentar novos aplicativos grátis, este editor de texto pode lhe interessar.

Embora sua simplicidade e sua interface possam dar uma cara de básico, o Typora se destaca entre sua classe. Estamos diante de um editor e leitor do Markdown, com suporte para MathJax, extremamente poderoso. Ele garante uma experiência suave ao ler e escrever, e inclui várias opções úteis, que vão surpreender até mesmo os usuários mais exigentes.

AppCleaner

Existem vários métodos para desinstalar aplicativos no macOS, e um deles é o uso de aplicativos de terceiros que tornam o processo mais fácil. Entre esses aplicativos, um dos mais recomendados é o AppCleaner, uma pequena ferramenta que cumpre sua missão sem custar nenhum centavo.

O aplicativo é baseado na premissa de que a instalação de outros aplicativos no macOS faz com que vários arquivos sejam distribuídos no disco rígido. O que a ferramenta faz é encontrar todos eles e excluí-los ao desinstalar o aplicativo. Para fazer isso, uma janela será aberta, e nela você deve arrastar os aplicativos aserem desinstalados. O AppCleaner procurará todos os arquivos relacionados e permitirá que você os exclua.

CopyClip

Este gerenciador de área de transferência simples foi projetado para o macOS, e busca simplicidade e eficiência acima de tudo. Você o abre discretamente na barra de menus e salva tudo o que copiou ou cortou até o momento, para encontrar o fragmento específico do que precisa.

Ele permite que você configure a quantidade de clipes ou itens copiados que deseja salvar, e também os que deseja exibir quando você clicar no ícone na barra de menus. Além disso ele permite configurar uma "lista negra" de aplicativos que você não deseja salvar os itens copiados.

Darktable

Para muitos, o DarkTable é a coisa mais próxima do Lightroom que você pode obter gratuitamente e em um projeto de software livre. É um aplicativo para o fluxo de trabalho em fotografia que oferece desenvolvimento RAW, edição e retoque de imagens.

Keka

O Keka é um excelente compressor e descompactador de arquivos para o macOS. Crie um ícone e, para compactar os arquivos que você nem precisa executar o aplicativo. Basta arrastar os arquivos ou a pasta para esse ícone. Com isso, você pode compactar os arquivos ou até dividi-los em vários fragmentos.

Ele usa a especificação AES-256 para a criptografia de seus arquivos, herdados 7z e Zip 2.0. Este app é capaz de criar arquivos com até nove formatos de compactação, e descompactar arquivos de 24 formatos, incluindo 7z, Zip, Rar, ISO, entre outros.

IINA

O IINA se resumisse em uma alternativa mais moderna ao VLC, criada especificamente para o macOS. Enquanto alguns players trabalham bem, mas não têm design, e outros têm um design incrível, mas não funcionam, o IINA reúne as duas coisas. Tudo isso em um aplicativo gratuito e de código aberto.

O aplicativo possui o modo PiP, ou seja, imagem na imagem. Com esse recurso você pode abri-lo em uma pequena janela, e usar ao mesmo tempo que outros apps. Ele também possui modo escuro, é totalmente personalizável, compatível com a Touch Bar, com os botões de reprodução dos teclados e com gestos para o trackpad e o mouse. Possui busca automática de legendas, reprodução local, streaming e YouTube.

Kodi

O Kodi é um dos aplicativos mais populares para transformar seu computador em uma central multimídia, no qual é possível ver com uma interface limpa e clara todos os tipos de conteúdo. Ele é totalmente modular, e você pode adaptá-lo às suas necessidades. Não apenas porque possui temas para alterar sua interface, mas também porque possui um sistema de complementos para adicionar diferentes tipos de funcionalidades.

Com o Kodi você pode assistir diferentes canais de TV pela Internet, mostrar previsões do tempo ou conectar-se a serviços como Plex, SoundCloud ou YouTube. Você também pdoe ouvir rádio e acessar seus serviços de armazenamento em nuvem.

qBittorrent

Se você está procurando um aplicativo para baixar torrents, o qBittorrent é possivelmente a melhor alternativa disponível. É de código aberto, multiplataforma e possui seu próprio mecanismo de pesquisa de Torrents.

Também permite fazer vários downloads simultâneos, e adicionar rastreadores. O aplicativo abre os links magnéticos por padrão, suporta DHT, IPv6, Proxies, RSS e criptografia de protocolo, além de permitir a reprodução ed arquivos durante o download, o que ajudará você a economizar tempo detectando downloads incorretos.

Snap

O Snap é uma ferramenta útil para criar atalhos personalizados no macOS, melhorando sua produtividade, especialmente quando você estiver trabalhando em tela cheia e não tiver o dock do macOS à vista. Este app permite criar combinações de teclas para iniciar determinados aplicativos.

Spark

O Spark é um leitor de email que é referência no iOS e no macOS há anos. Ele tem um design muito cuidadoso e atraente, mas, o que realmente lhe rendeu a fama são suas inúmeras possibilidades.

O aplicativo tem funções como adiar o envio do email, adicionar um lembrete após o envio ou criar grupos com os quais comentar os emails que chegam até você. Também permite criar e-mails como uma equipe, realizar pesquisas e marcar e-mails como favoritos. Tudo isso organizado com o que eles chamam de rede inteligente.