Como fazer a bateria do MacBook durar mais tempo?

A bateria do seu Mac está acabando rapidamente? Aqui estão algumas dicas a serem seguidas se a bateria do seu Mac estiver fraca ou se você apenas quer fazê-la durar mais.

Como fazer a bateria do MacBook durar mais tempo?

Nos dias de hoje, os notebooks tem baterias muito mais duradouras do que nas máquinas de antigamente, graças à evolução das tecnologias utilizadas para a sua fabricação. E a duração da bateria dos MacBooks da Apple melhora a cada novo modelo. Mas com o uso e o passar do tempo, a duração da bateria do MacBook começa a diminuir, e começará lentamente a durar cada vez menos, a medida que a máquina envelhece. Mas é possível minimizar o impacto com algumas configurações, que podem ajudar a prolongar o tempo de execução do seu notebook MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro.

Como fazer a bateria do MacBook durar mais tempo?

1. Reduza o brilho da tela

Um dos maiores gastos da energia de um dispositivo, seja um smartphone, tablet ou um notebook, é o brilho da tela. E reduzindo esses brilho você terá ganhos instantâneos de bateria, especialmente nos modelos mais recentes, como o MacBook Pro.

Aqueles que desejam levar isso ao extremo, mas sem deixar a tela completamente escura, devem desativar o brilho automático e definir o brilho da tela para 75% (são quatro desses pequenos blocos no medidor de brilho da tela).

Para desativar a configuração "ajustar automaticamente o brilho", vá em Preferências > Tela e desmarque esta caixa.

2. Desative a luz de fundo do teclado

Se você não estiver trabalhando em um ambiente escuro e deseja economizar bateria, desative o recurso de teclado em contraluz. Você pode fazer isso pressionando o botão dedicado à luz escura do teclado, encontrado na tecla F5, ou nas configurações TouchBar.

3. Desative o Bluetooth e Wi-Fi

Se você não estiver usando conexões Bluetooth ou Wi-Fi, desative-as. Embora o Bluetooth não seja tão exigente como era antigamente, desligá-lo ainda pode lhe proporcionar alguns minutos valiosos de bateria.

Para isso vá até o símbolo Bluetooth, no canto superior direito da barra de menus, na parte superior da tela, e opte por desativá-lo. Não se esqueça de ligá-lo novamente se precisar conectar um dispositivo a ele, como fones de ouvido ou mouse.

4. Ajuste as configurações de Economia de energia

Você pode fazer com que o seu MacBook e MacBook Pro atuem de maneira diferente ao usar um adaptador de energia, em comparação com o que funciona com bateria. Para acessar as configurações, clique no ícone da bateria no canto superior direito da barra de menus na área de trabalho, e ajuste de acordo com o que você deseja.

Embora isso reduza os recursos do seu notebook, uma boa maneira de economizar energia é desligar o Power Nap. Esse recurso verifica novos e-mails, calendários e outras atualizações do iCloud enquanto o notebook está em modo de suspensão.

5. Verifique como alguns aplicativos estão consumindo energia

O mesmo ícone de bateria na barra de menus mencionado acima também detalha se algum aplicativo está usando energia em excesso. Pode ser que esse app esteja exigindo muitos recursos porque você está usando, ou por um erro do próprio app.

Se você quiser obter informações mais detalhadas sobre o uso de energia de seus aplicativos, poderá ver o desempenho deles no aplicativo Activity Monitor, localizado na pasta de utilitários do aplicativo. O Twitter, por exemplo, é notoriamente um alto consumidor de bateria.

6. Feche aplicativos não utilizados

Se você estiver realmente precisando economizar bateria, feche todos os aplicativos que não estiver usando. Se eles não estiverem abertos, eles não poderão usar sua bateria. Para sair rapidamente de um aplicativo, acesse o aplicativo e pressione as teclas Command + Q simultaneamente, ou clique com o botão direito do mouse no ícone no dock para fechar.

7. Atualize seu software e aplicativos

Os desenvolvedores estão constantemente aprimorando seus aplicativos, ou pelo menos você espera que eles estejam. Muitos desses aprimoramentos incluem tornar o aplicativo mais eficiente, especialmente quando se trata de desempenho e uso da bateria. Ao garantir que o app esteja atualizado, você terá várias melhorias adicionadas. Normalmente, para a Apple, essas melhorias ocorrem na atualização anual de software.

8. Reproduza seus filmes em tela cheia

Se você estiver usando o Mac para assistir filmes, reproduza-os em tela cheia. É apenas uma pequena economia, mas se o menu superior não for exibido, o sistema operacional não precisará contabilizá-lo e, portanto, não precisará atualizá-lo. O mesmo truque funciona se você estiver trabalhando em um aplicativo de tela cheia.

9. Baixe filmes em vez de transmiti-los

Se você deseja economizar bateria ao assistir um filme ou série, é melhor baixá-los primeiro e depois assistir, em vez de fazer com que sua conexão Wi-Fi faça todo o trabalho duro.

10. Verifique o estado da bateria

Se, depois de executar todas as dicas acima, você ainda sentir que não está obtendo melhorias de desempenho, pode ser que a bateria esteja realmente acabando. Para verificar o "status" da sua bateria, mantenha pressionada a tecla Opção, e clique no ícone da bateria, na parte superior da barra de menus. Se lá exibir a mensagem "Normal", a bateria está boa, mas se aparecer "Substitua em breve", você precisará adquirir uma bateria nova em uma Apple Store.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

macOS Monterey já está disponível: O que vem na atualização?
Apple

macOS Monterey já está disponível: O que vem na atualização?

Apple disponibiliza a atualização macOS Monterey para Macs. Confira as correções e implementações trazidas por este update para o sistema operacional.

Novo MacBook Pro suporta cartões SD UHS-II, mas não UHS-III
Apple

Novo MacBook Pro suporta cartões SD UHS-II, mas não UHS-III

Apple confirma especificações do leitor de cartões SD do novo MacBook Pro. Confira todos os detalhes sobre sua capacidade de leitura!