Muitas pessoas desejam ter um iPhone, e este smartphone é o sonho de consumo de boa parte da população. Na maior parte dos casos, o que impede uma pessoa de ter um iPhone é o alto custo do aparelho da Apple, pois não são baratos e raramente chegam à venda. Devido ao preço, muita gente opta por comprar um iPhone usado, e de fato é uma solução viável. Mas o problema é que, quando você compra um iPhone usado, é necessário ter alguns cuidados com a procedência e o estado do aparelho, para não se arrepender depois.

A compra de iPhones usados ​​é uma solução econômica, mas é preciso estar ciente de todos os problemas que ele pode ter. Se você está pensando em comprar um iPhone usado, aqui estão os detalhes que você precisa verificar antes de comprar, além de dicas de como conseguir ainda mais em conta.

8 Dicas para não ser cair numa cilada ao comprar um iPhone usado

iphone usado

Antes das dicas, quero dar uma orientação fundamental para você: Se você for comprar um iPhone usado diretamente de outro usuário, marque o encontro em locais públicos, como na praça de alimentação de algum shopping, ou seja, locais com segurança. Jamais marque em lugares desertos ou locais conhecidos por assaltos.

Outros detalhes importantes é que será bom se o local tenha Wi-Fi para você testar o aparelho, por isso também um shopping pode ser uma boa ideia. Mas vale um estabelecimento comercial em sua cidade, como uma cafeteria ou algo do tipo, aonde você possa sentar-se com o vendedor e analisar o aparelho com calma e segurança.

1. Compre na hora certa

O preço de revenda de um iPhone usado depende da idade do dispositivo, pois seu valor cai ao longo do tempo. A melhor hora para comprar um iPhone usado é no lançamento de uma nova geração, assim, o valor das versões mais antigas diminui.

2. Pesquise preços de outros vendedores

Não existe uma maneira fácil de calcular o valor exato de um iPhone usado, mas você pode ter uma ideia dos preços que as pessoas estão colocando seus aparelhos usados. Quando decidir qual modelo exatamente você deseja comprar, basta pesquisar em lugares aonde se vendem artigos usados, como mercado livre, OLX e Marketplace do Facebook.

3. Observe o estado de uso iPhome

Se você está considerando comprar um iPhone usado, saiba que provavelmente seu aparelho vira com alguns pequenos arranhões ou amassados ​​do desgaste normal. Mesmo assim, preste atenção às descrições do anunciante. Tente comprar de vendedores que postam fotos genuínas do iPhone que está sendo vendido, em vez de imagens de produtos genéricos. Seja claro sobre o que é aceitável para você pelo preço, porque na maioria dos casos, você não receberá uma garantia ao comprar um iPhone usado.

4. Teste o iPhone imediatamente

Quando você for encontrar o vendedor para efetuar a compra, inspecione o iPhone para certificar-se de que ele está funcionando. Verifique se há arranhões, danos causados ​​por água e ou rachaduras na tela. Não deve haver linhas coloridas na tela. Acenda uma lanterna e inspecione as portas e o slot do cartão Sim, para verificar os indicadores de contato do líquido branco quanto à corrosão causada por danos causados ​​pela água.

Conecte seus fones de ouvido, cabo de carregamento e cartão SIM ou cartão microSD (se aplicável), para garantir que tudo funcione. Envie um SMS, faça uma chamada, tire uma foto e navegue na Web para garantir que o cartão SIM esteja funcionando. Teste os botões de volume e alto-falante. Verifique todos os acessórios incluídos também, incluindo fones de ouvido, o cabo de alimentação e o carregador de parede. Se possível, teste a conexão Wi-Fi.

5. Faça uma verificação de código de serviço

A execução de um teste de código de serviço - uma prática ferramenta de diagnóstico na tela - o alertará sobre quaisquer problemas invisíveis com o touch-screen, alto-falantes, câmera, vibração, sensores, etc.

Se você está comprando um iPhone usado, confira o aplicativo gratuito Teste e verificação para iPhone, que oferece uma lista geral de testes físicos e internos imediatos - brilho da tela, cor, sensibilidade da tela sensível ao toque, acelerômetro e muito mais.

6. Certifique-se de que o iPhone não foi perdido ou roubado

A compra de aparelhos recondicionados em lojas oficiais ou operadoras é a melhor maneira de garantir que seu iPhone seja legítimo, pois eles verificarão se o aparelho não foi perdido ou roubado antes de colocá-lo à venda. Apesar disso, é uma boa ideia observar a política exata da empresa sobre como o revendedor verifica o identificador (ESN ou IMEI) do iPhone que você deseja comprar, o que também revela se o iPhone funcionará com sua operadora.

A Apple impede que iPhones roubados sejam ativados por novos usuários com sua ferramenta de bloqueio de ativação. Mas você só saberá se um iPhone estiver bloqueado por ativação depois de comprado, quando for tarde demais. Dito isto, é possível descobrir se um iPhone é roubado antes de comprar. Você precisa do número IMEI. Pergunte ao vendedor qual o número ou siga estas etapas para obtê-lo:

O iPhone 5 / 5c / 5s / 6/6 + e o iPhone original têm o número IMEI gravado na parte de trás do smartphone.

Acesse o aplicativo Configurações > Geral > Sobre. Role para baixo e olhe ao lado de IMEI para o número. Geralmente é um número de 15 dígitos.

Quando tiver o número, acesse o site https://iunlocker.net/check_imei.php, insira o número no campo fornecido e clique em Enviar.

O site retorna um aviso verde Não perdido ou roubado ou vermelho se o iPhone foi reportado como perdido ou roubado.

Se o relatório contiver algo diferente do aviso verde, é melhor procurar por um outro iPhone.

7. Considere a vida da bateria

Alguns modelos Android permitem que qualquer pessoa troque a bateria antiga, mas o iPhone não. Se você estiver procurando por um iPhone de segunda mão, considere que a bateria pode não conter uma carga tão boa como quando era nova. Se você está comprando seu iPhone de um comerciante de renome, teste a bateria em alguns dias para ver quanto tempo ela dura.

Se você está comprando de um vendedor, verifique a integridade da bateria em iPhones com iOS 12 indo em Configurações > Bateria > Saúde da bateria.

A porcentagem exibida na seção Capacidade Máxima indica que a bateria está boa. Uma bateria nova e perfeita em um iPhone novo teria 100% de capacidade, então quanto mais próximo você estiver de você, melhor.

saúde da bateria do iphone

Se o iPhone não tiver iOS 12 ou superior, você pode testar a capacidade da bateria com um aplicativo gratuito e disponível na App Store: Battery Life

A Apple instala novas baterias em seus iPhones por um preço razoável, portanto, se você acredita que a bateria do iPhone está muito degradada, acesse o site da Apple e confira os valores para substituição da bateria antes de se comprometer com a compra.

8. Confira a capacidade de armazenamento

Embora o fascínio por um preço baixo seja forte, lembre-se de que os iPhones usados ​​geralmente não são os modelos mais recentes, e geralmente têm menos espaço de armazenamento do que os modelos atuais.

Os iPhones top de linha atuais oferecem até 512 GB de armazenamento para suas músicas, fotos, aplicativos e outros dados.

Alguns modelos que estão disponíveis por preços baixos têm apenas 16 GB de espaço. O tamanho não é tão importante quanto costumava ser, especialmente para pessoas que usam o iCloud para fotos e músicas, mas a capacidade de armazenamento tem sua importância. Além disso, confira se o vendedor anunciou a capacidade correta de armazenamento, pois isso pode alterar o valor do produto.

Para conferir a capacidade do iPhone, vá em Configurações > Geral > Armazenamento e iCloud.