A Apple muitas vezes prega seus iPads como substitutos de computadores, mas como isso é verdade quando o iPad Pro se depara com o MacBook Air? Essa é a questão que pretendemos resolver aqui. 

Preço: Empate

A diferença de valores entre estes dois dispositivos não é grande, considerando um MacBook Air de 2018 com 256 GB de armazenamento e um iPad Pro 2018 de 12,9 polegadas com 256 GB de armazenamento e Smart Folio Keyboard. Então, o preço não é o mais importante. Isso significa que você tem que considerar outros fatores.

Peso:
MacBook Air
MacBook Air

 

  • O MacBook Air Retina pesa 1,2 Kg, sendo considerado um notebook fino e leve. Embora os 1,2 Kg sejam mais pesados do que o iPad de 12 polegadas, que pesa 900 gramas, é o mais fino e leve MacBook de 13,3 polegadas que a Apple já fez.
  • O iPad Pro possui um teclado inteligente que, quando combinado com o iPad, pesa cerca de 2,3 Kg.

Produtividade: MacBook Air

MacBook Air
MacBook Air

 

No que diz respeito ao trabalho e produtividade, o iPad deve oferecer um utilitário que se aproxime do MacBook. Mas isso nem sempre é o caso. Tarefas simples e diárias que você faz em um MacBook podem ser complicadas de serem feitas no iPad Pro, como por exemplo, como recortar e colar texto ou editar imagens.

Sim, você pode se adaptar ao iPad Pro e ao iOS, mas nem sempre é fácil porque:

  • Sem trackpad / mouse: desvantagem óbvia, mas não torna menos inconveniente;
  • Algumas coisas que você não pode resolver, como bugs do WordPress para iOS que não são abordados;
  • Deve recorrer a dicas para fazer coisas que são muito mais simples em um notebook;
  • Faz você se apoiar fortemente no armazenamento em nuvem para gerenciamento de arquivos;
  • A porta USB Tipo C do iPad não é o plug-and-play que você terá em um MacBook ou notebook Windows, ou seja, muitos dispositivos externos não são reconhecidos;

Navegação: iPad Pro

iPad Pro
iPad Pro

 

O iPad Pro é melhor para a navegação em si, como nos casos citados abaixo:

  • Consumo de mídia (por exemplo, navegação na Web, filmes, livros) e mídias sociais;
  • Artistas / profissionais que lidam com imagens;
  • Escritores de narrativas de histórias;
  • Produção / edição de vídeos;
  • Produção de áudio / edição e buffs de áudio como DJs profissionais;
  • Hospitais e profissionais médicos;
  • Aplicações industriais.

O fluxo de trabalho tradicional não se aplica. Na verdade, o iPad Pro pode não ser um substituto para o MacBook, mas, faz coisas que o MacBook não faz.

Desempenho / exibição / duração da bateria: iPad Pro

iPad Pro
iPad Pro
Desempenho: Nos testes no benchmarks do Geekbench, o iPad Pro se saiu mais rápido que o MacBook Air. Aproximadamente 25% mais rápido em um único núcleo, e mais de 133% mais rápido em vários núcleos.

Display: O monitor do iPad Pro também tem uma ampla gama de cores P3, maior resolução e True Tone, que é igual a uma tela mais avançada em geral.

Duração da bateria: O iPad Pro bate o MacBook Air em duração da bateria em algumas horas - 8 a 12 horas no iPad Pro versus 6 a 10 no MacBook Air, dependendo do que você está fazendo. 

Face ID: É uma vantagem que o iPad Pro tem sobre o MacBook Air, mas não é um fator decisivo. Na verdade, existem prós e contras para ambos, Face ID e Touch ID - o último vem no novo MacBook Air.

4G / LTE: esta é uma opção no iPad, mas não no MacBook Air.

Finalmente, o teclado da Apple é fácil de usar e confortável, além de dar a possibilidade de ajustar rapidamente, o que não é o caso de muitos teclados de notebook que existem por aí.

Conclusões

Dados seus pontos de preço similares e formatos diferentes, pode parecer complicado escolher um vencedor entre o MacBook Air e o iPad Pro. Mas neste caso, o MacBook Air ainda pode ser a preferência, especialmente para o trabalho.

Isso se dá por vários motivos. Embora o iPad Pro seja incrivelmente poderoso e perfeito se você quiser um tablet excelente para desenhar e trabalhar em trânsito, mas sua falta de flexibilidade pode atrasá-lo. Internamente, você só pode personalizar seu armazenamento;

O MacBook Air, por outro lado, oferece mais opções de armazenamento e memória, bem como portas Thunderbolt 3, que permitem que você amplie consideravelmente seus recursos, se necessário.

O sistema operacional mais poderoso do MacBook Air e a compatibilidade com alguns dos principais aplicativos profissionais do mundo também são um forte ponto de venda, assim como seu excelente trackpad. Essas ferramentas o tornam adequado para trabalhos detalhados, como edição de vídeo, o que é mais fácil de fazer do que em uma tela sensível ao toque como a do iPad Pro.

Então, apesar do iPad Pro ser fantástico - é o melhor tablet que o dinheiro pode comprar - o MacBook Air é o dispositivo que a maioria das pessoas deve comprar se estiver procurando por um produto da Apple a esse preço, e principalmente, focado para trabalhar.