O jovem apresentou sua queixa em um tribunal federal de Manhattan, dizendo que a Apple erroneamente permitiu que sua identidade fosse anexada ao rosto do ladrão.

Bah foi preso durante a madrugada do dia de novembro de 2018, com o mandado de prisão que mostrava uma foto que sequer parecia com ele. Apesar da diferença de aparência, no entanto, a polícia executou a prisão.

O Jovem de 18 anos já havia perdido sua carteira de motorista provisória, e acredita que o documento foi usado pelo ladrão durante os roubos. A licença não deve ser usada para fins de identificação e não incluía uma fotografia.

Ousmane Bah acredita que os algoritmos da Apple agora são treinados para conectar seu nome às imagens do ladrão.

Até que ponto o reconhecimento facial é seguro? Esse caso levanta uma questão interessante
Até que ponto o reconhecimento facial é seguro? Esse caso levanta uma questão interessante

Um detetive do Departamento de Polícia de Nova York teria informado ao jovem que o ladrão provavelmente usou seu documento perdido como identificação durante um dos assaltos. E isso teria levado às acusações de furtos cometidos nas lojas Apple em Nova York, Delaware, Nova Jersey e Massachusetts, segundo documentos judiciais.

Ousmane Bah disse que uma das acusações foi pelo roubo de Apple pencils de uma loja em Boston - uma cidade que ele nunca havia visitado e na data do assalto, ele estava em sua formatura em Nova York.

Ousmane Bah alega que viajar para diferentes estados para responder às acusações feitas contra ele afetou sua frequência à faculdade, e suas notas despencaram.

A tecnologia Face ID da Apple causou polêmica quando foi lançada no iPhone X em 2017, com os comentaristas preocupados que os dados biométricos dos usuários pudessem ser hackeados se eles usassem o recurso.

Até onde se sabe, este é o primeiro caso contra a Apple que afirma que sua tecnologia de reconhecimento facial tem sido usada para identificar clientes que visitam suas lojas.