A Apple anunciou na segunda-feira (09), que a partir da data todas as suas operações ao redor do mundo são movidas por fontes de energia renovável e limpa, respeitando o meio ambiente.

Em 2016, conforme apontou o ultimo relatório de responsabilidade ambiental divulgado pela empresa, o índice estava próximo da totalidade, chegando a 96% das suas operações movidas com o uso de energia limpa. Agora, de acordo com as informações da empresa, os 4% que faltavam para se tornar uma empresa 100% sustentável foram alcançados, por meio de parceiros e iniciativas próprias, como exemplo, as fazendas de energia solar nos EUA.

Neste contexto, entram todas as atividades que envolvem diretamente a empresa, como o Apple Park e demais campi da companhia espalhados pelo mundo afora, além de seus escritórios, data centers e lojas próprias.

Painéis solares
Painéis solares

Já em locais mais distantes, em que entram os escritórios na Índia e lojas no Brasil, a empresa conseguiu estabelecer contratos com empresas de geração de energia limpa locais, ao invés de comprar créditos de carbono.

Com o seu objetivo de energia auto sustentável alcançado, a Apple aproveitou para relembrar algumas de suas iniciativas, como no caso, do Apple Park que conta com um magnifico teto coberto totalmente por painéis solares, das suas fazendas de energia solar e eólica espalhadas pela china, além dos novos data centers movidos totalmente por energia renovável e as demais parcerias realizadas com empresas trazem soluções de energia.

Parceira na China
Fazenda solar em que a Apple é parceira

O CEO da Apple, Tim Cook, disse "Nós temos o compromisso de deixarmos o mundo melhor do que como o encontramos. Depois de anos de trabalho duro, estamos orgulhosos em termos chegado a esse marco importantíssimo. Nós vamos continuar superando as barreiras do que é possível com os materiais em nossos produtos, com a forma que os reciclamos e com a forma que trabalhamos com nossos fornecedores para estabelecer novas fontes avançadas e criativas de energia renovável, porque sabemos que o futuro depende disso".

Além da Apple, mais 9 fornecedoras da companhia teriam assinado um compromisso pela busca por fontes de energia renováveis, entre elas a principal montadora do iPhone e umas das principais parceiras da companhia, a Pegatron.