De acordo com uma publicação da agência Reuters, a Apple possui uma vantagem de dois anos sobre suas concorrentes em relação à tecnologia de reconhecimento facial 3D. Deste modo, a concorrência poderia atingir o nível da Maçã somente depois de 2019.

As fabricantes de componentes usados pela Apple, as empresas Viavi Solution, Finisar e Mas AG consideram que é muito difícil o avanço de smartphones Android até o ano que vem, no desenvolvimento de ferramentas parecidas à câmera TrueDepth e ao Face ID.

Apple estaria a anos na frente da concorrência em reconhecimento facial 3D.
Apple estaria a anos na frente da concorrência em reconhecimento facial 3D.

Uma das razões principais para isso está relacionada aos lasers de emissão da superfície de cavidade vertical (VCSELs), para os quais a Apple movimentou US$ 39 milhões para a fabricação através da Finisar.

Para a Viavi, apenas uma fabricante será capaz de oferecer a tecnologia de reconhecimento facial 3D ainda neste ano, e ao menos dois modelos equipados com Android podem contar com o recurso em 2019.

Fontes da indústria acreditavam, desde o início deste ano, que o recurso chegaria apenas de modo tímido aos celulares Android no início de 2018.

Agora nos resta aguardar os próximos lançamento e descobrir o que as fabricantes estão preparando para os seus usuários.