O TikTok está prestes a enfrentar grandes sanções nos EUA, o que inclui ser banido do país. Na última semana, todas as agências federais americanas foram ordenadas a eliminar o TikTok de seus telefones e sistemas. Essa proibição foi ordenada pelo Congresso no final do ano passado e segue ações semelhantes em outros países, como o Canadá, União Europeia, e Taiwan.

O TikTok vai ser banido dos EUA?

A preocupação dos Estados Unidos com a segurança nacional em relação à China aumentou nas últimas semanas, principalmente após um balão chinês voar sobre o país. As sanções contra o TikTok estão relacionadas à segurança da informação, especificamente à coleta de uma grande variedade de informações sobre os usuários do aplicativo.

O TikTok coleta o nome do usuário, o grau de relacionamento com amigos, os interesses de cada pessoa e as informações de mensagens trocadas pelo chat do app, que vale lembrar, não são criptografadas. Essas informações são usadas pelo algoritmo de inteligência artificial para sugerir conteúdos personalizados.

A China vai invadir os Estados Unidos?

O TikTok coleta informações dos usuários, onde não existem nenhum tipo de criptografia, colocando em risco a privacidade dos seus usuários
O TikTok coleta informações dos usuários, onde não existem nenhum tipo de criptografia, colocando em risco a privacidade dos seus usuários

Embora não haja evidências de que a China possa invadir os Estados Unidos por meio do TikTok, as preocupações com a privacidade dos dados são legítimas. Em uma reportagem na Record News, Gustavo Torrent, professor de Tecnologia da FIAP, explicou que a questão principal das sanções que serão impostas ao TikTok é a coleta de informações dos usuários e como elas podem ser usadas pela empresa ou pelo próprio governo chinês.

Huawei foi banida dos EUA por acusação de espionagem

Um caso semelhante de sanções contra uma empresa chinesa foi o da Huawei. Em maio de 2019, o governo dos Estados Unidos incluiu a Huawei em uma lista negra de empresas com as quais as empresas americanas não podem fazer negócios sem uma licença especial.

As sanções foram impostas devido a preocupações de segurança nacional, já que a Huawei é acusada de ter ligações com o governo chinês e de usar seus equipamentos para espionagem. A situação teve um grande impacto na logística da empresa, incluindo a perda de acesso aos serviços do Google e a queda nas vendas de smartphones fora da China.

Como dito, as sanções contra o TikTok nos Estados Unidos estão relacionadas à coleta de informações dos usuários e à segurança da informação, mas as sanções contra a Huawei foram motivadas por preocupações de espionagem e segurança nacional. Entretanto, ambos os casos refletem como o clima anda tenso entre os Estados Unidos e a China quando o assunto é segurança e tecnologia.