A prova de vida é um recurso utilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para confirmar que o beneficiário de determinado serviço do governo ainda está vivo, com isso evitando fraudes e golpes no sistema de pagamentos das aposentadorias, pensões seguros, por exemplo. Até março de 2020 a prova de vida era realizada por meio de uma perícia presencial em uma das agências do INSS ou no banco em que o valor mensal é depositado, sendo preciso levar um documento de identidade com foto (RG ou CNH).

O Governo Federal implementou uma nova maneira de efetuar comprovação de vida, sendo possível utilizar a câmera do smartphone para confirmar e continuar recebendo o benefício, dessa forma dispensando o comparecimento presencial. Usuários que não realizam a prova de vida têm os pagamentos mensais bloqueado.

Prova de vida digital

A funcionalidade está sendo implementada de forma gradativa, ou seja, ainda não está disponível para todos os brasileiros que são beneficiários dos serviços da Previdência. Todo o processo pode ser feito em menos de 10 minutos e sem precisar sair de casa, desde que haja conexão com à Internet e um smartphone com câmera frontal de no mínimo 5MP.

Segundo informações do Governo, por enquanto apenas uma pequena parcela dos cidadãos - aproximadamente 500 mil - poderão realizar a conferência pelo celular. A novidade chegará via SMS ou ligação telefônica, com isso informando ao beneficiário sobre a possibilidade de utilizar a alternativa on-line através do aplicativo.

Cuidado!

O número de envio de mensagens de texto do INSS é 28041. Não insira suas informações pessoais em links não confiáveis!

Faça seu cadastro

O cadastro inicial deve ser feito por meio do aplicativo 'MeuGov', que é oficial do Governo Federal e permite acessar diversas plataformas, como Denatran, SUS e INSS. O serviço é totalmente gratuito e está disponível tanto na Google Play quanto na App Store.

  1. Abra o aplicativo e leia atentamente o tutorial inicial;
  2. Toque sobre a opção 'CRIE SUA CONTA' e selecione uma das formas. Recomendamos que faça o cadastro utilizando o número do CPF;
  3. Informe seus dados pessoais (CPF, data de nascimento, endereço de e-mail, etc).
Cria sua conta. Foto: Printscreen.
Cria sua conta. Foto: Printscreen.

Validação facial

O sistema utilizará informações presentes na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no caso de quem não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

  1. No caso dos cidadãos habilitados é preciso informar a data da última emissão da CNH;
  2. Leia às dicas para validação facial e pressione sobre o botão 'Entendi';
  3. Siga às orientações que serão descritas na tela e reproduzidas por meio de áudios;
  4. Se estiver tudo correto você verá a seguinte mensagem: "Validação facial realizada com sucesso.
Pronto, validação feita com sucesso! Foto: Printscreen.
Pronto, validação feita com sucesso! Foto: Printscreen.

Caso você não tenha sido selecionado para testar a novidade não se preocupe, por ora a suspensão dos benefícios dos beneficiários que não realizarem a prova de vida está cancelada. Como previamente informado, também é possível realizar a validação indo até a agência bancária em que os pagamentos são depositados, para isso leve um documento de identidade: RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.

Leia também:

Faça a prova de vida

A etapa do cadastro no MeuGov e validação facial já foi finalizada, com isso você deverá acessar aplicativo 'Meu INSS' para então realizar a verificação. Baixe o app:

  1. Realize login utilizando os dados inseridos durante a criação da sua conta no MeuGov;
  2. Selecione a opção 'PROVA DE VIDA' e pressione sobre 'INICIAR PROVA DE VIDA';
  3. Aguarde até que o sistema identifique sua validação no MeuGov.
Faça como indicado. Foto: Divulgação/INSS.
Faça como indicado. Foto: Divulgação/INSS.

Fonte: INSS.