Em sua última atualização, o mensageiro WhatsApp passou a disponibilizar um novo recurso que traz maior controle sobre a participação dos usuários em um grupo. Agora, os usuários do aplicativo de mensagens vão poder contar com a possibilidade de impedir que pessoas os adicionem em grupos sem autorização prévia.

Basicamente, o recurso traz uma configuração na qual os usuários decidem quais são as pessoas que precisam lhe enviar convite para adicioná-lo em um grupo e quem pode incluí-lo de maneira automática.

A ativação funciona da seguinte maneira: o usuário precisa acessar as configurações do WhatsApp, depois acessar Ajustes/Configurações > Conta > Privacidade, em seguida, selecione Grupos, onde o usuário vai encontrar as seguintes opções "Todo mundo", "Meus contatos" e "Ninguém".

Usuários do WhatsApp terão maior controle sobre os chats em grupo que querem ou não participar.
Usuários do WhatsApp terão maior controle sobre os chats em grupo que querem ou não participar.

Sendo assim, na opção "Todo mundo", o sistema permanece o atual, onde todos podem lhe adicionar em chats em grupo. Já na opção "Meus contatos", o usuário opta por autorizar somente os contatos que estão na sua agenda telefônica para lhe adicionar sem perguntar nada. Porém, neste caso, desconhecidos ainda poderão lhe incluir em chats em grupo, mas você será alertado antes de participar. Selecionando a opção "Ninguém", será exibido um convite toda vez que alguém tentar lhe incluir em mensagens em grupo, independentemente de quem tentar lhe incluir.

O administrador do grupo saberá que você não foi adicionado automaticamente, isso porque ao selecionar a pessoa para entrar no chat, aparecerá uma mensagem dizendo que não foi possível adicionar a pessoa tal, em seguida, pergunta ao administrador se deseja enviar um convite. Este convite para participação de chats, permanece disponível por 72 horas.

Vale ressaltar que a novidade está sendo liberada aos poucos aos usuários do aplicativo WhatsApp, por este motivo, pode ser que você ainda não esteja visualizando a nova opção. Entretanto, a previsão é de que até na próxima semana todos já estejam tendo acesso a nova função, e por isso, é importante que os usuários confiram se não há atualizações disponíveis para o aplicativo na Google Play Store ou então na App Store para iOS.

O novo recurso é benéfico para evitar constrangimentos, especialmente em casos onde não há nenhum interesse do usuário em participar de determinados grupos.