Aplicativos como o YouTube e o Twitter já contam com o modo noturno, agora, ao que tudo indica a novidade deve chegar também ao mensageiro WhatsApp. Isso porque desde setembro, os desenvolvedores vêm trabalhando nesse sentido, para disponibilizar aos usuários a versão beta com a novidade em dispositivos com sistema operacional Android.

Com isso, agora, o WhatsApp passa por testes com o modo noturno, além do bloqueio do aplicativo por digital na versão Beta. O recurso era bastante aguardado pelos usuários, pois o modo noturno já está presente a mais tempo em muitos aplicativos, como é o caso do Twitter, Google Maps, Telegram e Youtube.

O modo noturno proporciona ao usuário maior conforto aos olhos ao reduzir a luminosidade da tela. Já o outro recurso que está em fase de teste também, o modo de autenticação através de impressão digital, vem com o intuito de reforçar a segurança dos usuários do WhatsApp. As informações são do portal WABetaInfo, divulgadas na última terça-feira (26). As atualizações 2.19.82 e 2.19.83 foram enviadas para plataforma de testes do Google, Google Play Beta Program.

Um dos únicos itens que apareceria modificado até então no aplicativo diz respeito a seção de "Configurações" na versão beta 2.19.47, o que indica a probabilidade de torná-la compatível com o modo noturno.

Ao que tudo indica, o modo noturno no WhatsApp deve trazer além do conforto aos olhos também economia de bateria. Para que o modo noturno seja aplicado é preciso adaptar as colorações, e a versão de testes demonstrou os títulos das funcionalidades na cor branca, por outro lado, os ícones receberam um tom de verde escuro, o mesmo presente nos subtítulos da seção, gerando assim um contraste com a cor cinza na tela.

Modo noturno em teste no WhatsApp
Modo noturno em teste no WhatsApp

Já o uso da impressão digital será utilizado para acessar as conversas no aplicativo, claro, se habilitado nos ajustes de privacidade. O recurso vem como uma medida a mais de segurança aos usuários, pois, impede que pessoas desautorizadas tenham acesso ao chat.

Neste caso, o tempo de bloqueio do software também poderá ser definido, com opções de "Imediatamente", "Após 1 minuto", "Após 10 minutos" ou "Após 30 minutos". Juntamente com o modo noturno também deve ser disponibilizada a opção de envio de arquivos de áudio com título, podendo assim ser identificado o assunto tratado na mensagem.

WhatsApp Beta testa função de bloqueio por impressão digital
WhatsApp Beta testa função de bloqueio por impressão digital

Entretanto, vale ressaltar que os recursos não estão disponíveis para os usuários do aplicativo, assim como não há previsão para o lançamento na plataforma oficial do WhatsApp, isso porque os recursos estão em fase de desenvolvimento.