Se você precisar apenas de um objeto na foto, e quer remover seu plano de fundo, normalmente vai lembrar do Adobe Photoshop. Mas nem sempre você precisa desse programa. Você pode remover o fundo de uma imagem com o seu smartphone, de forma simples. Basta ter um dos aplicativos aqui listados.

Embora haja uma infinidade de aplicativos de remoção de fundo de imagem na Play Store, alguns dos mais populares estão cheios de anúncios. Então, aqui apresentamos os apps com menos anúncios, ou até sem anúncios, e uma versão paga com valor bem em conta.

Clao que o Adobe Photoshop é um software muito superior, e nenhum desses aplicativos para Android consegue fazer tudo o que ele faz. Mas se for para uma edição rápida, e que não necessite de muita perfeição, eles dão conta do recado.

Os aplicativos para remover fundo de imagem funcionam melhor quando as imagens têm um fundo monocromático, como preto ou vermelho, e com bom contraste entre o primeiro plano e o fundo. E você pode exportar imagens como png transparentes.

5 Apps no Android para remover fundo de imagem

Assim como você faz no Photoshop no computador, você precisa traçar a área que deseja extrair com a ferramenta de destaque presente no aplicativo e tocar no botão remover. Sim, é simples assim. Você também pode remover o fundo original e trocá-lo por algo mais fresco como uma praia, a Torre de Pisa ou o Taj Mahal. Parece divertido? Bem, então vamos lá.

1. Apagador de fundos (Background Eraser)

Não há escassez de aplicativos para remover fundo de imagem na Play Store e, na maioria das vezes, eles são muito parecidos, salvo algumas alterações da interface de usuário. O Background Eraser está no topo da nossa lista porque, além dos sinos e assobios usuais como modo automático (Magic), modo manual, cortar, desfazer, deslocamento e zoom, ele tem um pequeno truque.

Apagador de fundos (Background Eraser)
Apagador de fundos (Background Eraser)

Smartphones têm telas pequenas, e quando você está trabalhando com os dedos, é difícil controlar os movimentos, especialmente quando você tem mãos grandes. Para combater esse problema, o aplicativo mostrará uma lupa toda vez que você pressiona a tela. É como um zoom, mas só funciona em uma área específica, onde você está pressionando o dedo. Isso funciona tanto no modo manual quanto no automático. Você também pode adicionar texto e emojis.

Você pode salvar a imagem em PNG ou JPEG, e depois de adicionar um novo plano de fundo. Você também pode adicionar texto e emoticons depois de fazer a edição. O aplicativo oferece uma melhor experiência ao usuário e torna a edição de imagens mais fácil e até divertida. O aplicativo é gratuito e tem suporte a anúncios.

Download

2. Background Eraser and Remover

Abrindo o aplicativo você verá uma interface familiar, se você tiver experiência anterior com qualquer aplicativo de borracha de fundo. Há um botão de restauração que restaurará a imagem de volta ao estado original, bem como um botão de desfazer, que volta a imagem até 10 passos trás. Quaisquer alterações feitas antes disso não podem ser desfeitas. Quando você salva a imagem, você tem a opção de salvá-la no formato PNG ou JPEG.

Background Eraser and Remover
Background Eraser and Remover

Você não pode sobrepor a imagem editada ou, em outras palavras, não pode adicionar um novo plano de fundo, o que acaba com o propósito de apagar o fundo. Mais uma vez, você terá que importar a imagem para um novo aplicativo. O aplicativo é legal e tem suporte a anúncios. O nível de precisão ainda não está onde deveria estar quando se trata do modo automático, e você não pode sobrepor ou alterar o plano de fundo.

Download

3. TouchRetouch

Muitas vezes, você não quer remover todo o fundo, apenas uma parte dele. Pode haver um postes, fios ou qualquer coisa que não você não quer na imagem. O TouchRetouch é um ótimo aplicativo para remover objetos de fundo com o mínimo de esforço.

Você pode simplesmente carregar uma imagem e tocar no removedor de linha para apagar da imagem. Também permite remover objetos, e você pode usar uma ferramenta de pincel ou laço para selecionar o objeto. Você pode executar reparos rápidos e remover manchas da imagem com o aplicativo. O aplicativo está disponível para Android e tem um custo de R$ 6,99.

Download

4. Adobe Photoshop Mix

O Photoshop Mix é um aplicativo simples que permite fazer edições básicas de imagens no seu smartphone. Você pode cortar fotos, ajustar cores, alterar a exposição e adicionar filtros. Também permite remover o fundo de uma imagem sem muita complicação. Você pode cortar uma parte da imagem e misturá-la com outra.

Vídeo incorporado do YouTube

O aplicativo oferece duas ferramentas: Uma ferramenta básica de seleção e uma ferramenta de seleção inteligente. Você pode simplesmente deslizar a ferramenta Seleção Inteligente pela área que deseja apagar, e o aplicativo automaticamente remove tudo. Se o aplicativo cometer um erro, você pode simplesmente usar a ferramenta restaurar na parte apagada. É muito simples. O Photoshop Mix requer uma conta de login, que você pode criar com bastante facilidade. O aplicativo é gratuito.

Download

5. Photo Layer

Photo Layer é um aplicativo sofisticado, projetado para apagar o fundo de uma imagem facilmente. O aplicativo oferece um tutorial, e facilita o uso de suas ferramentas. Tem ferramentas automáticas, mágicas e manuais para apagar o fundo, e você pode usar todas as três ferramentas para facilitar o processo. 

Photo Layer
Photo Layer

A ferramenta Auto apaga todos os pixels vizinhos com a mesma paleta de cores, o que seria útil ao apagar grandes áreas de cores sólidas. A ferramenta Magic é uma versão mais refinada da ferramenta Auto, identifica as bordas e você pode usá-la para apagar a área da borda do objeto. A ferramenta manual pode ser usada para ajustes e reparos mais precisos.

Após o ajuste, você pode suavizar as arestas criadas durante a remoção do plano de fundo, para tornar a imagem mais suave. Você pode salvar a imagem no Rolo da Câmera e compartilhá-la diretamente em suas redes sociais. O aplicativo possui anúncios.

Download

Depois de usar alguns desses aplicativos, é fácil ficar confuso sobre qual o melhor para você. Mas teste todos eles e tire suas dúvidas acerca do funcionamento deles. Compartilhe sua opinião sobre os 5 aplicativos para remover fundo de foto nos comentários.