Oficina da Net Logo

Como fazer a CNH digital no iPhone ou Android

A nova Carteira de Habilitação Digital já está disponível em todo o Brasil para os motoristas que tem a nova versão do documento, com o código QR atrás. Veja como fazer a sua.

Por | @oficinadanet Aplicativos Pular para comentários

Estamos vivendo a era da migração para as versões digitais. A cada ano aumenta o número de documentos e informações com versões eletrônicas. Assim como aconteceu com os processos judiciais, o título de eleitor, o cartão do SUS, boletos de pagamento e tantos outros documentos, o Ministério das Cidades lançou a Carteira Nacional de Habilitação digital. Agora, o documento necessário para guiar veículos automotores em todo território nacional pode ser carregado com você, através do aplicativo da CNH Digital no seu smartphone. 

Mais de 26 milhões de brasileiros já fizeram a nova Carteira Nacional de Habilitação, que vem com um código QR impresso no verso. Esta carteira, emitida desde de maio de 2017, é o requisito para poder gerar gratuitamente a CNH digital. Com a versão eletrônica do documento, você não precisa mais carregar o documento físico consigo enquanto dirige. Basta apresentar o documento no app do seu smartphone para o guarda de trânsito ou policial que abordar você, e estará tudo certo.

Inclusive, com a nova medida do Ministério das Cidades, o motorista não precisa mais comparecer à um posto físico do Detran. Basta seguir o tutorial descrito logo mais neste artigo para ter a Carteira de Habilitação Digital no seu smartphoe, seja ele Android ou iOS. Abaixo você pode clicar no link para baixar o aplicativo e  fazer o cadastro da CNH Digital.

Em um comunicado, o atual ministro das Cidades, Alexandre Baldy, esclarece a mudança: “A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran.” Leia em destaque: Os 10 melhores jogos para Android sem internet.

No processo descrito no tutorial para fazer a Carteira de Habilitação Digital, é realizada uma validação biométrica facial, através do sistema da Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A Serpro também lançou a versão digital do documento de licenciamento CRLVe (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital), nos estados do Distrito Federal, Goiás, Ceará e Rondônia.

Atenção: Aqueles que ainda não possuem o documento com o QR Code precisam emitir uma segunda via para conseguir fazer o cadastro da CNH digital.

E se você acha que pode não ser seguro para a sociedade que o motorista faça uma CNH digital, sem comparecer em nenhum órgão fiscalizador, e que este documento tenha validade, não precisa se preocupar, pois as etapas garantem a veracidade do documento. De acordo com a  diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, “Primeiro, o dispositivo móvel realiza a leitura e validação do QR Code, impresso na parte interna da CNH em papel. Depois, o cidadão passa por uma etapa de validação biométrica facial, garantindo a correta identificação da pessoa”.

Como fazer a CNH digital no iPhone ou Android

CNH Digital (Imagem:Serpro)CNH Digital (Imagem:Serpro)

Cuidado com apps falsos

É preciso tomar cuidado ao baixar o aplicativo, pois existem alguns apps falsos que apenas podem estar querendo roubar seus dados. O link disponibilizado neste tutorial se refere ao app oficial, que é 100% é gratuito. Além disso, você pode conferir o nome do desenvolvedor do aplicativo, que é o próprio Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Quem pode fazer a CNH Digital?

Todos os motoristas que já tem a nova Carteira Nacional de Habilitação, que possui um QR code impresso na parte de trás do documento, podem seguir o tutorial abaixo e fazer sua CNH Digital. Quem tem o documento no modelo antigo, deve se dirigir até o DETRAN para solicitar uma segunda via, ou fazer a renovação do documento. Não é necessário esperar o vencimento da sua carteira de habilitação para fazer essa renovação.

Passo 1. Primeiramente, faça o download do aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" nos links abaixo:

Passo 2. Após baixar o app no seu smartphone, abra ele efaça o cadastro no aplicativo;

Passo 3. Confirme o recebimento do e-mail clicando em um link enviado através de uma mensagem;

Passo 4. Após confirmar clicando no link enviado no seu e-mail, faça login no aplicativo e clique em "Adicionar documento";

Passo 5. Escolha a opção "Pelo celular. (você também pode usar um certificado digital, caso tenha um. Se não tiver, tudo bem, escolha a opção“sem certificado”;

Passo 6. Escaneie o QR Code que fica na parte interna do documento, o app vai utlizar a câmera do seu smartphone para esta operação;

Passo 7. Faça a verificação biométrica facial usando a câmera do seu smartphone;

Passo 8. Informe seu número de celular;

Passo 9. Crie uma senha de quatro dígitos. Escolha uma senha forte, porém, fácil de você lembrar, pois essa senha deverá ser digitada toda vez que você for usar sua CNH digital. A CNH Digital poderá ser acessada peloseu smartphone off-line, ou seja, sem conexão com a internet.

Mais informações

Acessando o Portal de Serviços Denatran, você pode checar as UFs habilitadas, realizar seu cadastro de usuário, efetuar o desbloqueio inicial da CNH Digital, realizar consultas e até tirar suas dúvidas com o FAQ.

Em caso de dúvida e sugestão, envie e-mail para css.serpro@serpro.gov.br ou clique ligue para os telefones abaixo:

Assessorias de Imprensa
Ministério das Cidades/Denatran: 2108-1524 / 1602
Serpro: 2021-8331 / 8288 / 98161-3637

 
 
Comentários
Carregar comentários
  • PARTICIPE DA NEWSLETTER

    As novidades de tech no seu
    e-mail, inscreva-se grátis ;)