Oficina da Net Logo

WhatsApp começa a excluir mensagens e fotos com mais de um ano

Para evitar a perda de dados é preciso ativar a cópia de segurança no Google Drive.

Por | @fsbeling Aplicativos Pular para comentários

A Google e o WhatsApp fecharam um acordo que tem como resultado a eliminação de mensagens, vídeos, assim como de fotos que não estiverem salvos da maneira correta em aplicativos Android.

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp alertou na última segunda-feira (12) através do seu site que as cópias de segurança do WhatsApp não ocuparão espaço de armazenamento do Google Drive, porém, aqueles que não adotarem as devidas medidas terão suas mensagens antigas apagadas.

Com isso, caso as mensagens com mais de um ano não tenham sido armazenadas na nuvem da Google, as mesmas serão apagadas da plataforma. Isso não significa que o conteúdo será excluído do seu dispositivo atual, mas assim que fizer a troca para outro aparelho ou então se o atual apresentar algum problema técnico, a cópia de segurança terá sido apagada e não haverá como recuperar as informações.

Mas como evitar a perda de dados?

Primeiramente, vale ressaltar que a decisão afeta somente os usuários de dispositivos Android. Os donos de iPhones contam com o armazenamento do iCloud. Mas vamos ao que interessa, como evitar a perda de dados? Para isso, é preciso ativar manualmente a cópia de segurança no Google Drive. Leia em destaque: Os 10 melhores jogos para Android sem internet.

Basta ir até a opção Configurações, depois em Conversas, e então em Backup de Conversas do WhatsApp estando conectado a uma rede Wi-Fi para realizar a primeira cópia de segurança de maneira manual no seu aparelho Android. Além disso, o usuário também pode optar por ativar o ícone Incluir Vídeos, para que este tipo de conteúdo seja salvo também.

Ao realizar o backup a criptografia deixa de existir.Ao realizar o backup a criptografia deixa de existir.

Realizado esse processo, as demais cópias de segurança serão efetuadas de maneira automática, sem a necessidade de qualquer ajuste do usuário. A medida adotada pelo aplicativo WhatsApp visa auxiliar o usuário no processo de armazenamento de seus dados.

Como o WhatsApp conta com sistema de criptografia ponta-a-ponta em relação ao conteúdo das conversas, processo o qual visa garantir que as mensagens possam ser lidas somente entre os interlocutores, ao efetuar o backup no Google Drive, essa criptografia deixa de existir e com isso todo o conteúdo das mensagens passa a ficar vulnerável a possíveis ataques hackers.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #whatsaap  #app  #aplicativos  #cópia
Comentários
Carregar comentários