A Apple comprou por US$ 400 milhões o Shazam, aplicativo que identifica qual a música que está tocando em determinado ambiente. A compra foi finalizada na última segunda-feira (24).

Com isso, ao que tudo indica a Apple deve integrar o Shazam a algum produto da companhia já existente, no caso, acredita-se que o Apple Music vai passar a contar com a nova funcionalidade de reconhecimento musical, já presente em outros aplicativos, como é o caso do Deezer. Além dele, a Siri também consulta o aplicativo assim que questionada sobre qual a música que está tocando no ambiente.

O vice- presidente do Apple Music, Oliver Schusser, disse em um comunicado oficial "estamos empolgados para reunir nossas equipes e oferecer aos usuários ainda mais maneiras de descobrir, experimentar e curtir músicas".

A Apple disse ainda que "O aplicativo em breve oferecerá sua experiência livre de anúncios para todos os usuários, para que todos possam aproveitar o melhor do Shazam sem interrupções".

App Shazam é comprado pela Apple, companhia promete remover anúncios.
App Shazam é comprado pela Apple, companhia promete remover anúncios.

De acordo com as informações do TechCruch, a Apple foi quem acabou comprando o Shazam, porém, Spotify e Snap também teriam interesse na aquisição do aplicativo existente desde 1999, iniciando como um serviço por telefone, em que o usuário efetuava uma ligação, e o software ouvia a música que estava tocando e respondia através de SMS.

Contudo, vale ressaltar que o aplicativo não vinha dando lucratividade, pois a companhia registrou em 2015 perdas de £ 16,6 milhões e em 2016 de £ 4 milhões, mesmo registrando mais de 1 bilhão de downloads e o reconhecimento de 20 milhões de músicas diariamente.

Fonte: TechCruch