Mesmo vivendo em tempos em que as pessoas gostam de contar tudo sobre si, onde estão e o que estão fazendo, ainda parece que não é o suficiente. A descrição e a privacidade parecem estar sumindo aos poucos, mas isso seria ruim se você pudesse espionar os outros? Se você já quis fazer a pergunta "com quem você estava conversando às três da manhã?", saiba que existe um aplicativo que pode fazer justamente isso.

Chatwatch é o nome do app que promete espionar a utilização do WhatsApp utilizando dados que são disponibilizados pelo próprio mensageiro. O aplicativo cria gráficos de monitoramento ao utilizarem a plataforma, onde podem indicar os períodos de maior atividade.

A utilização deste aplicativo está fora dos termos de uso do WhatsApp, porém, acaba não impedindo que o app avalie o status online dos contatos e se está disponível para conversar. Essas atividades podem ser encontradas pelos usuários da plataforma, no entanto, não da forma que o Chatwatch apresenta.

Dos horários de dormir aos de acordar, o App indica quase tudo.
Dos horários de dormir aos de acordar, o App indica quase tudo.

Como funciona?

Nos gráficos de atividade aparecem tanto os momentos em que o usuário está disponível e quando não está, quanto para descobrir quando a pessoa estará conversando com outra pessoa. Tudo isso é feito justamente por métricas de acesso que são disponibilizadas em público e junto de gráficos gerados por comparação.

A comparação é notada quando os períodos de inatividade de cada usuário correspondem pela noite. Por exemplo: aparecem momentos em que duas pessoas utilizam a plataforma por um tempo e em seguida param juntas, e o indicador percebe que aquela foi a última conversa antes desses usuários irem dormir ou desligar o telefone. Outro indicador é a presença em grupos iguais que possui atividade constante de muitos usuários ao mesmo tempo.

Esses itens podem ser vistos mesmo se a pessoa desligou o status "visto por último", porque o monitoramento é constante. Na descrição do App no site está posto: "Descubra quando eles foram para a cama, quanto tempo eles dormiram [...] Compare até mesmo os padrões de bate-papo entre as pessoas que você conhece, e vamos te dizer a probabilidade de eles conversarem um com o outro ao longo do dia, utilizando inteligência artificial".

O que o aplicativo é capaz de fazer?

São três recursos essenciais, o Online History, o Chat Probability e o Insights. No primeiro está um gráfico dispondo os horários em que o contato escolhido estava conversando no WhatsApp; o segundo indica quem estava conversando com quem, pois o aplicativo viu quem estava online ao mesmo tempo; e enfim, o terceiro consegue descobrir se a pessoa saiu para beber com amigos ou a hora que acordou.

Bizarro, não é? O Chatwhatch está disponível para Android e iOS, e cobra R$ 6,50 para analisar dois contatos por semana.