O Tinder, há um tempo, estreou uma ferramenta que exibia quais amigos seus do Facebook também integram a plataforma de encontros. Mesmo com a opção de não ser visto, na época, o assunto virou polêmica. Agora, uma falha de segurança que pode ser explorada através de um plugin do Chrome pode descobrir a real localização dos amigos.

A empresa de segurança Datectify foi responsável pelo teste. Ela criou uma aplicação que utiliza esse bug de segurança da conta do Tinder para conseguir descobrir a localização dos amigos do usuário no Facebook através da triangulação.

Falha no Tinder deixa visível localização de usuários do Facebook.
Falha no Tinder deixa visível localização de usuários do Facebook.

Tal falha permite a exportação das contas do Tinder dos amigos da rede social. Os dados surgem em um mapa, deste modo, fica possível saber onde cada uma está.

Sobre a questão, o Tinder já havia se posicionado e disse que isso "é mais um recurso do que uma falha". Após, a empresa disponibilizou um recurso social de ativação para proteger ainda mais a privacidade dos usuários, porém, esclareceu que cada pessoa que ativa a ferramenta Social está vulnerável ao bug.

A função acabou sendo tirada do ar pelo Tinder, porém, a opção de grupos do aplicativo ainda apresentar algum perigo.

Assim, para evitar que os amigos do Facebook saibam que você está no Tinder, é necessário desativar o recurso Groups do Tinder.