Nesta quarta-feira (26) o Google liberou o aplicativo Waze para carros com Android Auto, cuja plataforma disponibiliza algumas funções que estão presentes nos smartphones também nos sistemas de multimídia.

Segundo a companhia, bastar conectar o celular ao veículo após realizar a instalação do Android Auto e do Waze. E é claro, não deixar de acompanhar as atualizações dos aplicativos. Sendo assim, na tela de navegação, ou seja, na tela da central aparecerá o Maps, única opção existente até então juntamente com o Waze. Neste caso, selecione o app preferido e adicione o seu destino.

Só na grande São Paulo, o aplicativo consegue gerenciar as rotas para que os usuários consigam desviar do grande tráfego das rodovias, atingindo cerca de 3,5 milhões de usuários ativos somente lá. Em todo mundo são aproximadamente 75 milhões de pessoas que utilizam o Waze.

Agora, Android Auto apresenta duas opções ao motoristas
Agora, Android Auto apresenta duas opções ao motoristas

Assim como acontecem com os outros apps do Android Auto, o Waze passou a apresentar uma navegação mais clara e simplificada, evitando as distrações do app. Mas as funções seguem exatamente iguais, com opções de instrução por intermédio de comando de voz ou também podem ser realizadas através dos botões de volantes multifuncionais. Outra funcionalidade deste aplicativo também agrada e muito os motoristas, que são os alertas emitidos pelos próprios usuários quanto ao trânsito em si e quanto aos acidentes, possibilitando ao usuario a escolha por outra rota que evite congestionamento.

Aqui no Brasil a novidade deve estrear com o Onix da fabricante Chevrolet. Porém, os modelos que possuem o Android Auto também devem contar com a função. No entanto, quanto a chegada do Waze ao Apple Car Play não se tem prebisão de chegada, uma vez que a maça não permite aplicativos de outras companhias na plataforma.

Android Auto

A grande diferença em utilizar o Android Auto, sistema desenvolvido especialmente para automóveis, proporciona maior comodidade e segurança para o usuário, uma vez que todos os aplicativos são adaptados para uso dentro do carro. Isto significa que a maior parte dos comandos são efetuados através de voz, sem nenhuma interação com outro usuário, o que não causa nenhuma distração para o motorista.

Outro fator determinante é a comodidade, pois neste caso você não precisa que ninguém fique segurando o seu dispositivo ou que você mesmo o segure enquanto dirige, o que extremamente proibido, pois coloca a sua vida em risco e de outros motoristas também, além é claro de gerar multa.

Embora, atualmente não são todos os aplicativos que estão disponíveis para o Android Auto, no momento é possível instalar o Spotify, Skype, Google Play Music, Telegram, Whatsapp, Hangouts, WeChat, Audiobooks from Audible, Deezer.

Vale salientar que enquanto seu smartphone estiver plugado no Android Auto, você não poderá utilizar nenhum aplicativo que não esteja pronto para ser utilizado no sistema. Além disso, todas as funções do telefone ficam inativas através de uma tela fixa de bloqueio.