As atualizações de aplicativos têm suas vantagens e desvantagens. Em primeiro lugar, as atualizações de aplicativos são muito importantes, pois protegem você de vulnerabilidades de segurança. Cada nova versão pode incluir recursos ou correções de bugs de versões anteriores. Embora as atualizações de aplicativos melhorem o desempenho de seus dispositivos, muitas vezes elas consomem seus dados móveis, esgotam a energia da bateria, reduzem a velocidade do seu dispositivo, e assim por diante.

A Google Play Store permite que você atualize aplicativos automaticamente quando uma nova versão do aplicativo for lançada na loja. Você pode ativar as atualizações automáticas dos aplicativos para nunca mais precisar ter que atualizar os aplicativos manualmente.

Mas, à medida que o número de aplicativos no seu dispositivo aumenta, as atualizações automáticas de aplicativos podem se tornar irritantes, pois podem consumir seus dados móveis ou mesmo travar seu smartphone. 

E se você prefere atualizá-los manualmente, também é possível configurar seu Android para não fazer atualizações automáticas. Aqui ensinaremos a impedir a atualização automática de todos os seus apps no Android ou apenas alguns, de forma individual.

Como desativar a atualização automática na Google Play

Primeiramente, abra a Google Play Store e toque no ícone do menu (três barras) no canto superior esquerdo. Em seguida, role para baixo e escolha a opção 'Configurações'. Nas configurações da Play Store, toque em 'Atualizar aplicativos automaticamente'.

passo 1
Como desativar a atualização automática na Google Play

Você verá três opções (que podem ser alteradas a qualquer momento):  

  • Por meio de qualquer rede
  • Somente por Wi-Fi
  • Não atualizar apps automaticamente

Escolha a última opção (Não atualizar apps automaticamente). Observe que isso significa que você sempre precisará atualizar manualmente todos os aplicativos no futuro. 

Se você ainda deseja que os aplicativos sejam atualizados automaticamente, mas não em sua conexão de dados, selecione a atualização automática de aplicativos somente por Wi-Fi.

Como atualizar manualmente apps na Play Store

Se você informou à Play Store para não atualizar aplicativos automaticamente, terá que fazer as atualizações de seus apps manualmente. Para atualizar manualmente um aplicativo, você deve acessar 'Meus aplicativos e jogos' no Google Play, abrir a janela de navegação e selecioná-lo (no botão de três barras ao lado da barra de pesquisa).

Você verá uma exibição dos seus aplicativos em lista: Os que estão atualmente instalados no seu dispositivo e uma lista principal de todos os aplicativos que você já baixou. Na lista 'Instalado', você verá que os aplicativos estão divididos em categorias: AtualizaçõesAtualizados recentemente e Atualizados

Aplicativos com atualizações disponíveis estão listados no topo. Você pode optar por instalá-los um de cada vez em 'Atualizar' ou todos eles com o botão 'Atualizar todos', na parte superior. 

 

Passo 1
Passo 1

 

Atualização individual de aplicativos

Se você quiser definir a configuração de atualização automática para aplicativos individuais, poderá fazer isso com essas etapas.

1. Abra a Google Play Store, vá em 'Menu', localizado no canto superior esquerdo e escolha a opção 'Meus aplicativos'.

1

2. Vá em Instalados e clique sobre o aplicativo que você deseja modificar as configurações de atualização automática. Pressione o botão Menu, localizado no canto superior direito da tela e desmarque a opção Atualização automática.

1

Agora você tem controle total de quando seus aplicativos Android serão atualizados. Você pode visitar a sua lista de aplicações instaladas no Google Play, ou abrir o aplicativos na Google Play Store, se pretender atualizar manualmente no futuro.

Como atualizar aplicativos APK na Google Play?

Você não pode atualizar aplicativos instalados fora da Google Play Store. Você terá que instalar manualmente um novo arquivo APK quando um estiver disponível. As configurações do Google Play controlam apenas os aplicativos que você baixou diretamente na Google Play.

Como desativar notificações?

Nas configurações da Google Play Store, há uma opção de 'Notificações'. A verificação ativará as notificações e, ao desmarcá-la, desativará.

O que acontece quando o smartphone desligar em meio a uma atualização de aplicativo na Google Play?

O Download da atualização será interrompido quando seu aparelho for desligado, como por exemplo, se acaba a bateria do dispositivo em meio a uma atualização. Você terá que voltar na página de atualizações da Google Play Store, no caso de suas atualizações serem manuais, para prosseguir com a atualização do aplicativo.

Caso sua Google Play Store esteja configurada para atualizar automaticamente, assim que o seu aparelho ligar novamente e se conectar a internet, o download será realizado normalmente, portanto, não é necessário fazer nada. 

Você conhece outros truques para gerenciar as atualizações de seu aplicativo? Compartilhe suas melhores dicas nos comentários abaixo.