Na Google Play Store existe uma grande quantidade de navegadores de web, e eles disputam o ligar de navegador padrão no seu smartphone em uma concorrência acirrada. Isso forçou os desenvolvedores a agregar uma série de recursos exclusivos e novos designs. Porém, quando você navega na Web, o fator mais importante é a rapidez com que o aplicativo pode carregar páginas.

Assim, normalmente quando você vai escolher um navegador para usar como padrão no seu Android, o mais rápido acaba sendo o escolhido. Os navegadores aqui listados são especialmente projetados para serem o mais leve possível, tornando a navegação mais rápida e fácil, especialmente em smartphones menos potentes.

Todos os navegadores móveis abaixo são gratuitos, então, se você quiser testar, pode fazer o download de qualquer e usar.

Metodologia dos testes

Para oferecer uma perspectiva imparcial, foi utilizado o teste padrão de benchmark na web, chamado Basemark, em vários navegadores móveis. O Basemark 3.0 é um serviço independente de plataforma, que examina a capacidade dos navegadores em lidar com aplicativos e recursos modernos da web.

Inclui também avaliações gráficas, e é compatível com todos os principais novos padrões e tecnologias. Além disso, há testes de estresse para entender com que eficiência uma determinada plataforma processará um site com muitos recursos. A pontuação maior é melhor.

Durante os testes foram encerrados os aplicativos em segundo plano e as guias ativas, além da ativação do bloqueio de anúncios e da proteção de dados (se disponível). Todos os testes executados com base na versão estável mais recente de cada navegador em um Google Pixel 3, executando o Android Q.

Qual é o navegador Android mais rápido em 2019

1. Google Chrome

Google Chrome
Google Chrome

O Google Chrome é o principal navegador do Android, vem pré-instalado em quase todos os dispositivos móveis, e nos testes conseguiu atingir a marrca de 306.21 pontos. O aplicativo vem com a maioria dos recursos que você esperaria em um navegador moderno, como sincronização entre plataformas, proteção de dados e várias configurações de privacidade.

Download: Google Chrome

2. Opera

Opera
Opera

Com uma pontuação de 256.85 pontos nos testes, o Opera produziu um resultado mais baixo do que o Google Chrome, porém maior que os outros navegadores, o que o consolida na vice-liderança deste ranking. Vale a pena lembrar que tanto o Chrome quanto o Opera são alimentados pelo mesmo motor Blink. Além disso, o Opera vem com ótimos recursos integrados, como um bloqueador de anúncios, modo noturno e uma carteira criptografada.

O Opera também oferece uma ampla gama de navegadores alternativos para exibir interfaces experimentais, ou segmentar um conjunto específico de usuários. O Opera Touch, por exemplo, tem navegação baseada em gestos, o que é ideal se você tiver dificuldades para navegar em smartphones grandes. Já o Opera Mini é ideal para pessoas com dispositivos pouco potentes e conexões mais lentas.

Download: Opera

3. Mozilla Firefox

Mozilla Firefox
Mozilla Firefox

O navegador Firefox é construído sobre o mecanismo Gecko, e obteve um resultado muito menor do que os navegadores acima citados. Com uma pontuação de 192.71, é notável durante o uso que sua velocidade é bem menor do que o Chrome e o Opera, por exemplo.

Apesar disso, a velocidade do Mozilla Firefox está no mesmo nível da maioria dos outros navegadores. Os únicos aspectos em que você notará um atraso considerável é quando você está armazenando um vídeo em buffer, ou navegando em um site mais pesado.

Dentre as vantagens, podemos citar que o navegador Firefox promete uma experiência mais segura, com configurações para evitar rastreadores e cookies. É compatível com complementos e tem uma estética moderna.

Como o Opera, existem algumas outras versões do Firefox que você pode experimentar. O Firefox Focus, que é um aplicativo focado em privacidade, sem histórico de navegação, guias, listas dos sites mais visitados ou outros recursos que exibem informações sobre sua navegação.

Download: Mozilla Firefox

4. Brave Browser
Brave Browser
Brave Browser

Como o Brave Browser bloqueia todos os anúncios, rastreadores e scripts por padrão, ele foi testado com e sem esses bloqueadores habilitados. Como você pode ver na pontuação a seguir, não houve muita diferença entre os dois modos: Com os escudos desligados, o Brave marcou 226,36 pontos. Já com o recurso habilitado, sua pontuação atingiu a marca de 237,81 pontos.

Download: Brave Browser

5. Samsung Internet Browser

Navegador da Internet Samsung
Navegador da Internet Samsung

O próprio browser da Samsung (que também funciona em aparelhos de outras marcas) merece um lugar nesta lista. Ele é bastante rico em recursos, tem um bom desempenho, conta com um modo noturno e oferece uma série de adições interessantes e de destaque. Nos testes ele marcou 175 pontos.

Download: Samsung Internet Browser

6. Navegador Kiwi

Navegador Kiwi
Navegador Kiwi

O navegador Kiwi, que se auto-intitula um aplicativo leve e sem frescuras, terminou com a pior pontuação, apenas 148,24. Porém, ser a plataforma mais poderosa não é o objetivo deste navegador. Para tarefas do dia-a-dia, ele busca páginas da web mais rapidamente do que outras.

Além disso, você encontrará muitos recursos úteis para tornar sua experiência ainda mais confortável. Por exemplo, há um modo de acessibilidade, que facilita a navegação em telas maiores.

Download: Navegador Kiwi (Grátis)

7. Via Navegador

Via Navegador
Via Navegador

O Via é um navegador muito leve, possuindo apenas 890KB, ideal para smartphones com pouco espaço livre na memória (ao contrário dos 189MB do Chrome). Ele é rápido e leve, com uma pontuação considerável, de 223,31. Além disso, o Via Browser oferece um design novo e minimalista, e inclui bons recursos, como um modo escuro.

Download: Via Navegador (Grátis)