Na segunda-feira (6), o Google revelou o Android 9.0 Pie, que é o nome oficial da nova versão do robô. Ao contrário do que muitos imaginavam, o novo Android não foi nomeado de Pistachio. O sistema está sendo liberado para smartphones como Essential Phone, que é o primeiro aparelho que não pertence a linha Pixel a receber o software, e ainda para o Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL.

A novidade é que, os smartphones que não possuem suporte para a versão do Android , mas que estão sob cuidados do Google, começaram a receber o pacote de segurança de agosto, porém, com a versão 8.1 Oreo.

Google libera pacote de segurança para smartphones que não receberão Android Pie.
Google libera pacote de segurança para smartphones que não receberão Android Pie. Companhia anunciou a nova versão do robozinho no início da semana.

Entre os que foram escolhidos para o novo sistema, incluem aparelhos como o Pixel C, Huawei Nexus 6P e o LG Nexus 5X, que deve chegar aos poucos em aparelhos de outras fabricantes. O patch deste mês conta com um total de 44 novas correções, em que boa parte delas são referentes a modelos com processador Qualcomm Snapdragon.                                    

Porém, a principal melhoria é uma relacionada a segurança do aparelho, em que permitia que um invasor tivesse acesso total a um aparelho Android, e conseguisse executar de modo remoto qualquer código, tudo através de um arquivo de sistema alterado.

O pacote não possui correções que sejam consideradas de nível de gravidade abaixo de Alto, o que indica que o patch de agosto é relevante e deve chegar para demais aparelhos que estão sob os cuidados do Google.

Para quem ainda não recebeu a atualização, ela deve chegar ao seu smartphone a qualquer momento. Vale mencionar que é preciso aguardar uma notificação falando sobre ela, ou mesmo procurar através do menu de configurações do aparelho.