Como já sabemos, todo cuidado é pouco na hora de baixar um aplicativo, principalmente se for de uso para Android. A recomendação básica é que o download seja feito através da loja oficial do Google, porém, mesmo assim, não há 100% de segurança.

A novidade da vez é que um malware que foi encontrado na loja de apps do Android conseguiu retornar à Play Store de um modo bastante simples, ou seja, simplesmente com um novo nome e desenvolvedor. A ameaça passou por cima dos filtros do Google que removem apps maliciosos da loja.

Novo malware é descoberto na loja de apps do Android.
Novo malware é descoberto na loja de apps do Android.

O problema em questão foi encontrado pela Symantec. A empresa de segurança, há alguns meses, alertou o Google sobre a existência de alguns aplicativos maliciosos no canal oficial de aplicativos do Android. O Google, de modo rápido, removeu os malwares. Porém, a Symantec diz que eles conseguiram retornar à Play Store.

O malware, desta vez, se disfarçou de um aplicativo de produtividade e, ao ser instalado no celular da vítima, exibe anúncios e sites falsos para o usuário.

A Symantec ressalta que a ameaça é a mesma encontrada meses atrás, porém, agora chega com novo nome e novo desenvolvedor.                      

O Google, mesmo com os constantes esforços para eliminar as ameaças em sua loja de aplicativos, os hackers conseguem constantemente burlar restrições e ainda ofertar malwares aos usuários, bem como aplicativos na Play Store. Para completar, a loja de extensões do navegador Chrome também acaba sendo vítima de aplicações falsas que são capazes de roubar informações dos usuários.

Para completar a lista de aplicativos que voltaram com nomes diferentes para a loja do Google. A Symantec diz ter descoberto novos malwares que tem como objetivo atingir os usuários. Confira a lista dos aplicativos aqui.