O Android Oreo ainda está chegando na maioria dos aparelhos e enquanto isso o nome de seu sucessor já é especulado, o rumor começou devido a um código vazado nesta semana. Os anúncios quanto a seus novos sistemas operacionais geralmente são feitos pela Google no mês de agosto, assim como ocorreu com o Oreo em 2017.

O código referente ao Android Open Source Project, pode, sem querer ter dado uma grande dica sobre a nomenclatura da nova versão do sistema operacional da Google. A informação foi divulgada pelo desenvolvedor do fórum XDA, Mishall Rahman, e a versão 9.0 do Android pode ser chamada de Pi.

Veja a lista dos smartphones que devem receber Android P.

Apesar de Pi ser um nome muito vago, não tendo relação com outras sobremesas, algo que é tradicional no nomes adotados pelas versões do Android, ela pode ser uma abreviação. O principal nome especulado até agora é o de "Pie" que significa torta em inglês, mas outros também foram considerados, "popsicle" (picolé), "Pop-Tart" (biscoito produzido pela Kellogg), "Pancake" (panqueca) e até mesmo "Profiterole".

Imagem vazada com código que indica suposto nome.
Imagem vazada com código que indica suposto nome.

Algo que poderia acontecer neste ano seria um adiantamento na oficialização da próxima versão do sistema para dispositivos móveis, algo que justificaria o vazamento tão cedo. De qualquer maneira, não será tão fácil prever a nomenclatura do Android 9.0.

Vale lembrar, que o Vice Presidente Senior de Plataformas e Ecossistemas da Google, Hiroshi Lockheimer, especulou no final do ano passado que a próxima versão do sistema operacional se chamaria de Android P.