A barra que demonstra a potência de sinal da rede de telefonia pode estar com os dias contados em dispositivos Android. De acordo com o portal XDA Developers, um código vazado do sistema demonstra que as operadoras não serão mais obrigadas a informar o nível de sinal em determinada área de cobertura, o que atualmente é exigido as operadoras de telefonia móvel.

Com isso, é bem provável que a Google esteja estudando a possibilidade de ocultar a potência de sinal de telecomunicações com a próxima versão do sistema operacional, Android 9. No entanto, ainda não se sabe exatamente por qual motivo a companhia está planejando realizar esta modificação, acredita-se que tenha a ver com a pressão exercida pelas operadoras.

Próxima versão do Android deve vir com a possibilidade de ocultar a barra de potência de sinal
Próxima versão do Android deve vir com a possibilidade de ocultar a barra de potência de sinal.

Embora o código demonstre a possibilidade de ocultar a barra da potência de sinal das operadoras, ele também possibilita consultar a barra contendo essa informação. A potência do sinal, atualmente, pode ser consultada de duas maneiras, através da barra fixada na tela ou então pelas configurações do sistema.

Novo sistema operacional

A novidade, se confirmada, deve demorar para chegar aos dispositivos Android, isso porque deve vir no Android P, que a princípio, será anunciado somente no primeiro semestre de 2018. Assim como aconteceu com o Android 8 (Oreo), as primeiras atualizações devem ser liberadas a partir de setembro de 2018.

Até o momento, a versão mais recente do sistema foi liberada para poucos aparelhos. O Xperia XZ Premium da Sony é o primeiro no Brasil a rodar o novo Android. Sendo assim, com a possibilidade de ocultar ou não a barra de sinal, o Android P deve chegar somente em 2019 no Brasil.