Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que as reclamações registradas no mês de setembro de 2017 continuam em queda. Agora, a notícia da vez é que a Agência aprovou reajuste tarifário dos planos básicos de telefonia fixa. Assim, os planos que terão reajustes incluem a assinatura mensal com minutos para ligações locais e nacionais.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (03/11), porém, a mudança será publicada nesta terça-feira (07) no Diário Oficial da União. Das cinco concessionárias, quatro delas terão redução da tarifa, sendo que a única que terá aumento é a Telefônica/Vivo com acréscimo de 0.76%.

Anatel aprova reajuste no valor dos planos de telefonia.
Anatel aprova reajuste no valor dos planos de telefonia.

Confira as operadoras que tiveram as tarifas reduzidas:

  • Oi: -0.24%
  • Sercomtel: -0.02%
  • Claro: -0.10%
  • Algar Telecom: -0.24%

A agência esclarece que a tarifa de telefonia fixa é reajustada pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST). Para o cálculo do reajuste os ganhos de produtividade das empresas são divididos com o consumidor por um redutor tarifário, chamado de Fator X.

Conforme análise do conselheiro da Anatel, relator do processo de reajuste, Leonardo de Morais, de outubro de 2016 a setembro de 2017 as tarifas da telefonia fixa caíram 3,96%, já o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) marcou aumento de 6.12%.

A Anatel diz que as empresas de telefonia terão que realizar uma divulgação dos novos valores em jornais de alta circulação e a também nos seus portais dois dias antes da aplicação.