A AMD está prestes a aumentar sua família de CPUs Ryzen, agora com uma nova arquitetura Zen. Sob o codinome "Granite Ridge", essas CPUs de próxima geração contarão com a arquitetura Zen 5 e apresentarão uma variedade de novas tecnologias, incluindo a própria arquitetura inovadora. Com o lançamento aguardado para a segunda metade de 2024, a informação que temos é que eles já entraram em produção.

AMD Inicia produção em massa do Ryzen Zen 5

Além das novidades já citadas, essas CPUs serão compatíveis com a plataforma de desktop AM5, incluindo as placas-mãe da série 600 existentes. Atualmente, não se sabe muito sobre a arquitetura Zen 5 da AMD, mas, segundo as informações oficiais da empresa, ela oferecerá um desempenho e eficiência aprimorados, além de otimizações integradas de IA e Machine Learning.

Agora, de acordo com o insider de hardware @Kepler_L2, sabemos que a família AMD Ryzen "Granite Ridge" está em produção em massa, e cabe à AMD decidir se vai anunciar esses novos chips já na próxima Computex, ou se vai ficar só para o final do ano.

Acredita-se que eles serão lançados na mesma época em que a Intel trará seus Arrow Lake-S Desktop CPUs para o mercado, esses utilizando o novo socket LGA 1851. Assim como a arquitetura Zen 5 da AMD, a Intel também adicionará aceleradores específicos para IA em sua nova linha Core, além de um novo design de NPU, que é uma versão ligeiramente atualizada do que vimos nos CPUs Meteor Lake.

Por enquanto, a AMD tem a vantagem de lançar os primeiros CPUs de desktop com um NPU no mercado, com sua família Ryzen 8000G Desktop APU, que será lançada ainda neste mês. Ao que se sabe, a arquitetura Zen 5 também chegará à próxima geração da família de laptops Ryzen, codinome Strix Point, com lançamento previsto para 2025.

Fonte