A AMD confirmou que lançará novas placas gráficas Navi no terceiro trimestre deste ano, juntamente com o primeiro processador Zen 2. A informação foi anunciada em uma teleconferência após a divulgação dos últimos dados financeiros da companhia.

Exatamente quais GPUs serão lançadas não foram mencionadas, um único comentário foi feito referente ao fato de que os cartões Navi terão um preço menor do que o da Radeon VII.

AMD confirma lançamento de placas NAVI

Essa placa de vídeo é contará com a tecnologia gráfica de 7 nm da próxima geração  (embora ainda uma GPU Vega, não Navi), e deve chegar no varejo por US$ 699 (2.773,42, em conversão direta).

A informação vai de encontro com os rumores, que indicavam que a AMD lançaria GPUs Navi de alcance médio - supostamente Navi 10 - e modelos Navi 20 mais robustos em 2020, para competir com os bem mais caros Modelos RTX, da Nvidia.

Outro ponto interessante é que a AMD sugeriu fazer algumas grandes revelações sobre os produtos 7nm na Computex, que ocorre entre 28 de maio e 1 de junho em Taiwan.

imagem: TechRadar
imagem: TechRadar

As placas Navi devem ser lançadas na E3

Há uma especulação de que a CEO da AMD, Lisa Su, pode fazer algum, as provocações durante seu discurso na Computex deste ano; embora seja possível que as placas Navi possa ter uma menção durante esse discurso, o foco principal deve ser sobre a próxima série Ryzen 3000. Como Navi é o codinome da próxima solução gráfica da AMD, faria mais sentido lançá-la em uma convenção mais voltada para games, como a E3, que ocorre poucos dias após a Computex. 

Espera-se, então, que o dia 7 de julho seja a data em que os gamers e entusiastas poderão conhecer as placas gráficas baseadas em 7nm.

Além disso, como mencionamos no início, a AMD também confirmou que o primeiro processador 7 nm baseado em Zen 2 ('Rome') será lançado também no terceiro trimestre. Esses chips Epyc de segunda geração, que são voltados para servidores de processamento pesado, e não para PCs domésticos, já estão sendo testados.

Quanto às CPUs Ryzen série 3000, de 7 nm, voltadas ao consumidor, não foram discutidas na teleconferência, mas esperamos ouvir algo sobre isso na Computex, e há rumores sobre um possível lançamento em julho.

Como o Ryzen 3rd Generation nem sequer foi mencionado, apenas os processadores Epyc de segunda geração, existe a possibilidade de que atrase um pouco o lançamento para a metade do ano. 

Fontes: AnandTech