Review RX580 8GB Gigabyte Windforce: A melhor escolha?

Entrando na onda do Roda Liso vem a RX 580 8GB que estréia o Roda Liso de placas de vídeo. Ela já foi muito usada para mineração pelo pouco consumo e alto poder, mas será que ela roda todos os jogos Liso? É isso que iremos ver.

Por Roda Liso 3 comentários

A partir de agora, além do Roda Liso de celulares também traremos Roda Liso de placas de vídeo, tentaremos trazer todas as placas de vídeo possíveis para serem testadas e assim como no Roda Liso que vocês já estão acostumados a ver, deixem sugestões de placas de vídeo e de jogos que vocês gostariam de ver nos testes.

Toda nossa plataforma de testes foi fornecida pela TerabyteShop e nós usaremos ela para todos os testes para garantir que temos os resultados mais justos possíveis durante os testes.

Temos também, como sempre, o Roda Liso em vídeo para você ver as placas em ação, dá uma conferida por lá:

Estreando a nova "parte" do Roda Liso vem a Gigabyte RX 580 8GB Windforce OC que também foi fornecida pela Terabyte, ela se encaixa no mercado de placas de vídeo Mid-End já que tem 8GB de VRAM mas seu poder de processamento não é de uma topo de linha com o clock de GPU em 1355Mhz e de memória de 2000Mhz (x4) que dá efetivamente 8000Mhz, ela tem o processo de fabricação de 14 nm.

Gigabyte RX 580 8GB Windforce OC
Gigabyte RX 580 8GB Windforce OC

A nossa plataforma de testes foi fornecida pela TeraByteShop que tem excelentes preços de Hardware, dêem uma olhada por lá! Aqui estão suas especificações:

Todos os jogos foram testados em Full HD (1920x1080) e a configuração interna de cada jogo está específicada logo abaixo dos nomes.

A lista de jogos e benchmarks é a seguinte:

  • Apex Legends
  • Assassin's Creed Origins
  • Blender BMW
  • Counter Strike: Global Offensive
  • Heaven Benchmark
  • For Honor
  • Anthem
  • Grand Theft Auto V
  • Battlefield V
  • Player's Unknown's Battlegrounds
  • Forza Horizon 4
  • The Division

Mas, antes de tudo...

vamos deixar mais claro como cada jogo vai ser avaliado já que testes de Hardware são um pouco diferentes dos testes de celulares e teremos que adaptar e específicar o que vamos considerar como "Não Roda", "Roda" e "Roda Liso", essas especificações de Opções gráficas acontecem pois cada jogo tem uma variação de opções e então para vocês poderem reproduzirem os testes em casa - caso queiram - iremos deixar tudo bem explicado.

Roda Liso

Vamos classificar como "Roda Liso" cada jogo em que a placa manter 80 ou mais FPS dentro das configurações máximas ou perto das máximas do jogo, é importante que ela mantenha este alto nível de FPS para ser considerada como Roda Liso pois caso tenhamos uma média muito baixa para o Roda Liso todas as placas vão rodar.

Roda Liso
Roda Liso

Roda

Para receber a classificação de "Roda" a placa precisará manter entre 50 e 79 FPS de média, caso ela mantenha acima ela irá parar no Roda Liso, caso não ela ficará no Não Roda.

Roda
Roda

Não Roda

A última classificação é a que não gostamos de ver mas que de vez em quando vai rolar, a "Não Roda". Esta classificação será dada a placa que não conseguir segurar uma média de FPS acima dos 50 e assim prejudicando - bastante - a experiência de jogo do player. Claro que iremos mencionar as configurações in-game para a placa conseguir se classificar mais acima, porém se não passar da média de 50 FPS no máximo, ela não roda.

Não Roda
Apex Legends
Não Roda

Resultados

Então bora ver o que esta placa que hoje já pode ser encontrada por mais ou menos 1000 reais em sua variante de 8GB e que compete diretamente com a Nvidia GTX 1060 6GB.

Apex Legends

Ultra

O Apex Legends foi rodado com sua configuração setada no máximo e obtivemos a média de 82.11 FPS com poucas quedas (a maior sendo no Drop Plane). Ao jogar não notei nenhuma travada ou algo do tipo e o Frametime que a placa de vídeo entrega é bem constante, ajudando na sensação de um jogo ser "liso". A RX 580 8GB Roda Liso o Apex Legends.

Apex Legends

Assassin`s Creed Origins

Configurações máximas

Este jogo surpreendeu a muitos logo que lançado pelos visuais extremamente bonitos e realistas, lembro a primeira vez que joguei no Xbox One S e gostar muito do que enchergava. Mas por aqui, o que importa são os FPS que a placa conseguiu em suas configurações máximas. A ferramenta de benchmark integrada no jogo é bem estável e nossa média ficou nos 48 FPS

Assassin
Assassin's Creed Origins

Blender BMW

Configurações padrão

O Blender não é um jogo mas sim uma ferramenta de criação de cenários e objectos 3D, como algumas pessoas também tem este tipo de uso em mente a gente resolveu incluir em nossa bateria de testes. Com o tempo de 01:03;43m a placa apresentou bom poder de renderização.

Blender BMW Benchmark
Counter Strike: Global Offensive
Blender BMW Benchmark

Counter Strike: Global Offensive

Configurações máximas

Jogo de 2012 que é extremamente leve e que vimos FPS bem acima dos 200 como é de costume em placas mid-end. Você poderá jogar no máximo sem problema algum e com FPS bem estáveis e com a média ficando nos 262.65. O jogo teve algumas caídas durante o benchmark mas chamo a atenção que na ferramenta de testes há cenários bem irrealistas e enquanto jogávamos o modo Casual, Competitivo e Deathmatch não houve uma queda abaixo dos 140 FPS. A RX 580 8GB também roda CSGO liso sem nenhum engasgo.

Counter Strike: Global Offensive
Heaven Benchmark

Heaven Benchmark

Ultra, Tesselation Normal, AA x8

Um teste totalmente focado em GPU e que é bem equilibrado tanto para testes de OC quanto para benchmarks comparativos. Ele além de estressar a GPU também tem uma ferramenta de benchmark que é muito consistente e que nos deu o resultado de 62.2 FPS. Por ser somente uma ferramenta comparativa não há o selo "Roda Liso" aqui, se bem que a placa de vídeo receberia.

Heaven Benchmark
For Honor

For Honor

Extreme

For Honor foi um jogo polêmico por ser pago, se tornar grátis e voltar a ser pago, felizmente conseguimos uma cópia do jogo para testar o desempenho de nossas placas de vídeo e o resultado foi de que a placa Roda Liso com a média de 76,64 FPS com nenhuma queda abaixo dos 60 FPS.

For Honor
Anthem

Anthem

Configurações máximas

Anthem ficou conhecido por sua má otimização, felizmente o jogo vem recebendo alguns patches de correção e a performance vem aumentando aos poucos. A data deste teste é do dia 22/04/2019, caso algum patch saia futuramente e vocês quiserem que re-testemos a placa de vídeo é só deixar um comentário abaixo. Por o jogo ser mal otimizado a RX 580 pegou a média de 54 FPS o que não é ruim, uma 1080ti por exemplo sofre para rodar acima dos 100 FPS.

Anthem
GTA V

Grand Theft Auto 5

Very High, Grass normal, MSAA x4

GTA V, o jogo que até hoje puxa todas as placas de vídeo ao limite quando setado ao máximo, felizmente diminuindo 2 opções gráficas que afetam os visuais muito pouco já é possível dobrar o FPS. Em nossos testes, a RX 580 fez a média de 50,52 FPS o que mostra o quão má otimizado o jogo é para hardware AMD e assim ela somente Roda.

GTA V
Battlefield V

Battlefield V

Configurações máximas

Battlefield V é um jogo lindo, com muitos efeitos de alto nível e mesmo assim ainda bem leve se comparado a outros jogos com gráficos similares. Com a média de 71.12 FPS a RX 580 Roda Liso.

Battlefield V
Forza Horizon 4

Forza Horizon 4

Configurações máximas, MSAA x2

Forza Horizon 4 se comparado ao seu irmão mais velho, o Forza Horizon 3 - que foi o primeiro da série Horizon a existir na plataforma PC - é muito mais otimizado e veio com muito menos bugs. Com a média de 61.4 FPS a RX580 recebeu o título de Roda e pessoal, que jogo lindo!

Forza Horizon 4
The Division

The Division

Ultra

The Division é um jogo que tem visuais muito bonitos apesar do downgrade imenso que recebeu em seu lançamento, ainda sim o que mais impressiona até hoje no jogo é a ambientação com muitos objetos espalhados pelo mapa, fora que muitos destes objetos são interativos. Com a média de 62.5 FPS, teremos mais um Roda aqui no Roda Liso.

The Division

Veredito

O veredito do Roda Liso com a RX 580 8GB Windforce da Gigabyte foi que a placa Roda os jogos, com algumas pequenas alterações gráficas você vai conseguir Rodar Liso sem problemas, mas se caso quiser jogar no máximo, ela vai apenas Rodar.

Gigabyte RX 580 Windforce OC 8GFicha técnica - Gigabyte RX 580 Windforce OC 8G
  • Data lançamento: 18/04/2017
  • Cores / Cuda: 2304
  • Largura de Banda: 256 GB/s
  • Quantidade de Fans: 2
  • TDP (Watts): 185w
  • Tem RGB?: Sim
  • Unidades de Textura: 144
  • Processo de fabricação: 14 nm
  • Clock de GPU: 1355Mhz
  • Clock de Memória Efetivo: 8000 Mhz
  • Memória: 8GB GDDR5

Onde comprar?

A indicação nossa de compra é na TERABYTESHOP.

E esse foi o nosso primeiro Roda Liso com placas de vídeo, esperamos que tenham gostado e gostaríamos que deixem nos comentários as dicas de placas de vídeo e jogos que vocês gostariam de ver no próximo Roda Liso.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários