A partir de agora, além do Roda Liso de celulares também traremos Roda Liso de placas de vídeo, tentaremos trazer todas as placas de vídeo possíveis para serem testadas e assim como no Roda Liso que vocês já estão acostumados a ver, deixem sugestões de placas de vídeo e de jogos que vocês gostariam de ver nos testes.

Toda nossa plataforma de testes foi fornecida pela TerabyteShop e nós usaremos ela para todos os testes para garantir que temos os resultados mais justos possíveis durante os testes.

Temos também, como sempre, o Roda Liso em vídeo para você ver as placas em ação, dá uma conferida por lá:

Estreando a nova "parte" do Roda Liso vem a Gigabyte RX 580 8GB Windforce OC que também foi fornecida pela Terabyte, ela se encaixa no mercado de placas de vídeo Mid-End já que tem 8GB de VRAM mas seu poder de processamento não é de uma topo de linha com o clock de GPU em 1355Mhz e de memória de 2000Mhz (x4) que dá efetivamente 8000Mhz, ela tem o processo de fabricação de 14 nm.

Gigabyte RX 580 8GB Windforce OC
Gigabyte RX 580 8GB Windforce OC

A nossa plataforma de testes foi fornecida pela TeraByteShop que tem excelentes preços de Hardware, dêem uma olhada por lá! Aqui estão suas especificações:

Todos os jogos foram testados em Full HD (1920x1080) e a configuração interna de cada jogo está específicada logo abaixo dos nomes.

A lista de jogos e benchmarks é a seguinte:

  • Apex Legends
  • Assassin's Creed Origins
  • Blender BMW
  • Counter Strike: Global Offensive
  • Heaven Benchmark
  • For Honor
  • Anthem
  • Grand Theft Auto V
  • Battlefield V
  • Player's Unknown's Battlegrounds
  • Forza Horizon 4
  • The Division

Mas, antes de tudo...

vamos deixar mais claro como cada jogo vai ser avaliado já que testes de Hardware são um pouco diferentes dos testes de celulares e teremos que adaptar e específicar o que vamos considerar como "Não Roda", "Roda" e "Roda Liso", essas especificações de Opções gráficas acontecem pois cada jogo tem uma variação de opções e então para vocês poderem reproduzirem os testes em casa - caso queiram - iremos deixar tudo bem explicado.

Roda Liso

Vamos classificar como "Roda Liso" cada jogo em que a placa manter 80 ou mais FPS dentro das configurações máximas ou perto das máximas do jogo, é importante que ela mantenha este alto nível de FPS para ser considerada como Roda Liso pois caso tenhamos uma média muito baixa para o Roda Liso todas as placas vão rodar.

Roda Liso
Roda Liso

Roda

Para receber a classificação de "Roda" a placa precisará manter entre 50 e 79 FPS de média, caso ela mantenha acima ela irá parar no Roda Liso, caso não ela ficará no Não Roda.

Roda
Roda

Não Roda

A última classificação é a que não gostamos de ver mas que de vez em quando vai rolar, a "Não Roda". Esta classificação será dada a placa que não conseguir segurar uma média de FPS acima dos 50 e assim prejudicando - bastante - a experiência de jogo do player. Claro que iremos mencionar as configurações in-game para a placa conseguir se classificar mais acima, porém se não passar da média de 50 FPS no máximo, ela não roda.

Não Roda
Não Roda

Resultados

Então bora ver o que esta placa que hoje já pode ser encontrada por mais ou menos 1000 reais em sua variante de 8GB e que compete diretamente com a Nvidia GTX 1060 6GB.

Apex Legends

Ultra

O Apex Legends foi rodado com sua configuração setada no máximo e obtivemos a média de 82.11 FPS com poucas quedas (a maior sendo no Drop Plane). Ao jogar não notei nenhuma travada ou algo do tipo e o Frametime que a placa de vídeo entrega é bem constante, ajudando na sensação de um jogo ser "liso". A RX 580 8GB Roda Liso o Apex Legends.

Apex Legends
Apex Legends

Assassin`s Creed Origins

Configurações máximas

Este jogo surpreendeu a muitos logo que lançado pelos visuais extremamente bonitos e realistas, lembro a primeira vez que joguei no Xbox One S e gostar muito do que enchergava. Mas por aqui, o que importa são os FPS que a placa conseguiu em suas configurações máximas. A ferramenta de benchmark integrada no jogo é bem estável e nossa média ficou nos 48 FPS

Assassin
Assassin's Creed Origins

Blender BMW

Configurações padrão

O Blender não é um jogo mas sim uma ferramenta de criação de cenários e objectos 3D, como algumas pessoas também tem este tipo de uso em mente a gente resolveu incluir em nossa bateria de testes. Com o tempo de 01:03;43m a placa apresentou bom poder de renderização.

Blender BMW Benchmark
Blender BMW Benchmark

Counter Strike: Global Offensive

Configurações máximas

Jogo de 2012 que é extremamente leve e que vimos FPS bem acima dos 200 como é de costume em placas mid-end. Você poderá jogar no máximo sem problema algum e com FPS bem estáveis e com a média ficando nos 262.65. O jogo teve algumas caídas durante o benchmark mas chamo a atenção que na ferramenta de testes há cenários bem irrealistas e enquanto jogávamos o modo Casual, Competitivo e Deathmatch não houve uma queda abaixo dos 140 FPS. A RX 580 8GB também roda CSGO liso sem nenhum engasgo.

Counter Strike: Global Offensive
Counter Strike: Global Offensive

Heaven Benchmark

Ultra, Tesselation Normal, AA x8

Um teste totalmente focado em GPU e que é bem equilibrado tanto para testes de OC quanto para benchmarks comparativos. Ele além de estressar a GPU também tem uma ferramenta de benchmark que é muito consistente e que nos deu o resultado de 62.2 FPS. Por ser somente uma ferramenta comparativa não há o selo "Roda Liso" aqui, se bem que a placa de vídeo receberia.

Heaven Benchmark
Heaven Benchmark

For Honor

Extreme

For Honor foi um jogo polêmico por ser pago, se tornar grátis e voltar a ser pago, felizmente conseguimos uma cópia do jogo para testar o desempenho de nossas placas de vídeo e o resultado foi de que a placa Roda Liso com a média de 76,64 FPS com nenhuma queda abaixo dos 60 FPS.

For Honor
For Honor

Anthem

Configurações máximas

Anthem ficou conhecido por sua má otimização, felizmente o jogo vem recebendo alguns patches de correção e a performance vem aumentando aos poucos. A data deste teste é do dia 22/04/2019, caso algum patch saia futuramente e vocês quiserem que re-testemos a placa de vídeo é só deixar um comentário abaixo. Por o jogo ser mal otimizado a RX 580 pegou a média de 54 FPS o que não é ruim, uma 1080ti por exemplo sofre para rodar acima dos 100 FPS.

Anthem
Anthem

Grand Theft Auto 5

Very High, Grass normal, MSAA x4

GTA V, o jogo que até hoje puxa todas as placas de vídeo ao limite quando setado ao máximo, felizmente diminuindo 2 opções gráficas que afetam os visuais muito pouco já é possível dobrar o FPS. Em nossos testes, a RX 580 fez a média de 50,52 FPS o que mostra o quão má otimizado o jogo é para hardware AMD e assim ela somente Roda.

GTA V
GTA V

Battlefield V

Configurações máximas

Battlefield V é um jogo lindo, com muitos efeitos de alto nível e mesmo assim ainda bem leve se comparado a outros jogos com gráficos similares. Com a média de 71.12 FPS a RX 580 Roda Liso.

Battlefield V
Battlefield V

Forza Horizon 4

Configurações máximas, MSAA x2

Forza Horizon 4 se comparado ao seu irmão mais velho, o Forza Horizon 3 - que foi o primeiro da série Horizon a existir na plataforma PC - é muito mais otimizado e veio com muito menos bugs. Com a média de 61.4 FPS a RX580 recebeu o título de Roda e pessoal, que jogo lindo!

Forza Horizon 4
Forza Horizon 4

The Division

Ultra

The Division é um jogo que tem visuais muito bonitos apesar do downgrade imenso que recebeu em seu lançamento, ainda sim o que mais impressiona até hoje no jogo é a ambientação com muitos objetos espalhados pelo mapa, fora que muitos destes objetos são interativos. Com a média de 62.5 FPS, teremos mais um Roda aqui no Roda Liso.

The Division
The Division

Veredito

O veredito do Roda Liso com a RX 580 8GB Windforce da Gigabyte foi que a placa Roda os jogos, com algumas pequenas alterações gráficas você vai conseguir Rodar Liso sem problemas, mas se caso quiser jogar no máximo, ela vai apenas Rodar.

  • Cores / Cuda: 2304
  • Processo de fabricação: 14 nm
  • Clock Base: 1355Mhz
  • Memória: 8GB GDDR5
  • Clock de Memória Efetivo: 8000 Mhz
  • TDP (Watts): 185W

Gigabyte RX 580 Windforce OC 8G - Veja aqui a ficha técnica completa

Onde comprar?

A indicação nossa de compra é na TERABYTESHOP.

E esse foi o nosso primeiro Roda Liso com placas de vídeo, esperamos que tenham gostado e gostaríamos que deixem nos comentários as dicas de placas de vídeo e jogos que vocês gostariam de ver no próximo Roda Liso.