Hoje (6) a assistente de voz virtual da Amazon completa no Brasil 1 no de vida. Para aproveitar a comemoração, a Amazon disponibilizou diversos dados sobre sua assistente virtual no país. O Amazon Music chegou ao Brasil juntamente com a Alexa e desde então a inteligência artificial tem ganhado a atenção de muitos brasileiros.

Quando a Alexa chegou ao Brasil, em 2019, sua IA (inteligência artificial) possuia 300 skills. Um ano depois, seu sistema obteve um aumento de 400%, chegando ao número de 1400 skills. O gerente da Alexa na Amazon Brasil, Ricardo Garrido, diz:

"Quando lançamos a Alexa aqui no Brasil, em 2019, ela já veio muito mais poderosa e conectada que a lançada em 2014 nos Estados Unidos, herdando toda a evolução de seus primeiros cinco anos."

Perguntas que mais foram feitas a Alexa no Brasil em seus 12 primeiros meses

De acordo com a Amazon, as falas mais frequentes dos brasileiros a Alexa são "bom dia" e "que horas são". Porém, há outras perguntas interessantes que os usuários da assistente de voz virtual da Amazon fazem como, por exemplo, "conta uma piada" ou "imita o Silvio Santos?".

Confira abaixo a lista de pedidos mais frequentes feitos pelos brasileiros a Alexa:

  1. "Alexa, bom dia!": mais de 9 milhões de vezes;
  2. "Alexa, que horas são?": mais de 9 milhões.
  3. "Alexa, conta uma piada?": mais de 4,5 milhões de vezes;
  4. "Alexa, como está o tempo?":mais de 3,5 milhões de vezes;
  5. "Alexa, boa noite": mais de 3 milhões de vezes;
  6. "Alexa, imita o Silvio Santos?": mais de 400 mil vezes.

Segundo a Amazon, os brasileiros gostam de utilizar a Alexa para dar comandos para reproduzir músicas. De acordo com a empresa, no Amazon Music os comandos mais feitos pelos usuários através da Alexa foram: "Alexa, tocar sertanejo" e "Alexa, tocar funk".

Disponibilidade da Alexa em dispositivos no Brasil

É importante salientar que a Alexa ganhou integração no Brasil nos dispositivos Echo, Fire Stick TV e produtos relacionados a IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) como, por exemplo, os fabricados pela Positivo, Philips, Samsung, Multilaser, Roomba, entre outras. Além disso, hoje é possível utilizar a assistente de voz com diversos headphones Bluetooth e fones de ouvido TWS, abrindo um grande leque de possibilidades para dar comandos quando estes estão conectados ao celular.

Você já utilizou a Alexa para realizar alguma tarefa ou obter alguma informação? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!