O Acer Nitro 5 é um dos notebooks mais vendidos aqui do Brasil e não é à toa - a combinação de uma tela boa, hardware potente e o principal: preço acessível, tornaram o Nitro 5 um dos notebooks gamers mais desejados pelos brasileiros.

Ontém na CES 2023 a Acer anunciou a nova versão do notebook Nitro com componentes topo de linha. Será que vai ser tão bom quanto o Nitro 5?

Acer Nitro 16 e Nitro 17

Temos os modelos de 16 polegadas, com telas WUXGA (16:10, 1920x1200) ou WQXGA (16:10, 2560x600). Já os modelos com tela de 17,3 polegadas são em resolução FHD (16:9, 1920x1080) ou QHD (2560x1440).

Novos notebooks Nitro. Fonte: Divulgação/Acer
Novos notebooks Nitro. Fonte: Divulgação/Acer

Uma ótima notícia é a taxa de atualização das telas: ao que parece, nenhuma versão nova do Nitro terá tela de 60 Hz - apenas 144 Hz e 165 Hz - evitando aquela confusão de comprar um Acer Nitro "baratinho" e ele vir com tela de 60 Hz.

Para telas tão boas, o hardware precisa acompanhar, não é mesmo? Dentro dos novos Nitros nós teremos processador Intel Core de 13a geração e as novas placas de vídeo mobile da Nvidia série 40. A Acer ainda não informou quais placas, mas realisticamente os modelos com RTX 4050 e 4060 são garantidos.

A capacidade de armazenamento é alto: oferecem até 2 TB de armazenamento M.2 PCIe gen 4. Nas memórias, temos até 32 GB de memória DDR5 em 4800Mhz (2 sticks de 16 GB).

Sistema de refrigeração parrudo

Um dos maiores pontos positivos das versões anteriores do Nitro era o sistema de arrefecimento: Já que o notebook é grande e pesado, as ventoinhas conseguem manter as temperaturas sob controle (pelo menos quando comparamos com outros notebooks gamers esquentadinhos).

Novo modelo do Acer Nitro - Fonte: Divulgação/Acer
Novo modelo do Acer Nitro - Fonte: Divulgação/Acer

Esse é um detalhe que a Acer destacou também nos novos modelos: o sistema de arrefecimento apresenta saídas de ar nas laterais e traseiras, e entradas de ar na parte superior. É também utilizado metal líquido ao invés de pasta térmica para melhor condução de calor entre os chips gráficos e o sistema de refrigeração.

Nas entradas, temos uma porta HDMI 2.1, duas Thunderbolt 4 com suporte para Power Delivery, leitor de cartão micro SD e três portas USB 3.2 Gen 2, uma delas fica energizada mesmo quando o notebook está desligado (ótimo para carregar periféricos enquanto você dorme).

Imagem lateral do Nitro. Vemos uma saída de ar, uma entrada Ethernet, uma USB 3.2 gen 2, leitor de cartão micro SD, e entrada P3 para fones. Fonte: Divulgação/Acer
Imagem lateral do Nitro. Vemos uma saída de ar, uma entrada Ethernet, uma USB 3.2 gen 2, leitor de cartão micro SD, e entrada P3 para fones. Fonte: Divulgação/Acer

Quando que vem para o Brasil? E quanto vai custar?

Infelizmenta a Acer ainda não revelou informações de preços e disponiblidade, mas se eu tivesse que chutar, eu diria para não esperar esses notebooks no Brasil antes de 2024. O preço? Estes novos Nitro não são notebooks de entrada como os famosos Nitro 5, então espere preços na casa dos 9 mil reais, chutando baixo!

Mas se você precisa de um notebook gamer para ontem e não quer gastar muito, dê uma olhada nos 5 motivos para comprar o Acer Nitro 5, um notebook com GTX 1650 mas que ainda entrega muita performance em títulos competitivos, como CS:GO e Valorant. Se quiser ver as gameplays desse notebook em jogos mais pesados também, como Red Dead Redemption 2 e Forza Horizon 5, dê uma olhada no vídeo que fizemos do Nitro 5 no Roda Liso.