Como de costume, a Acer realizou sua conferência anual, o evento Next@Acer. A empresa utiliza este espaço para anunciar seus objetivos e lançamentos, tanto de produtos quanto de novas tecnologias.

Podemos resumir o Next@Acer deste ano em dois termos: Sustentabilidade e SpatialLabs. A Acer se compromete como empresa a aderir um perfil "verde", adicionando materiais reciclados diretamente em seus produtos e embalagens, visando diminuir o impacto global no meio ambiente. Já SpatialLabs é o nome da nova tecnologia de 3D estereoscópico que a empresa está lançando em suas telas.

Sustentabilidade

O evento começa com o Jason Chen, CEO da Acer, falando sobre a missão da empresa com o planeta, através da plataforma Earthion.

Jason Cheng
Jason Chen - CEO da Acer

Lançada no ano passado, é uma plataforma feita para as empresas se comunicarem e discutir o que pode ser feito para tornar a cadeia de logísticas e a indústria mais verdes - através de materiais reciclados, PCs econômicos e embalagens reutilizáveis. Mais de 40% das operações da Acer ao redor do mundo já utilizam energia renovável, e a empresa tem como objetivo atingir 100% até 2035 - custe o que custar.

Depois, a chefe de marketing da Intel, Karen Walker, falou sobre a parceria da empresa com a Acer, mencionando o compromisso de ambas com o meio ambiente. A Intel promete zerar a emissão de gases de efeito estufa até 2040 - e introduzir cada vez mais formas sustentáveis de produção e venda de seus produtos.

Novos produtos

Com o objetivo de dar acesso a "green electronics" a um maior número de pessoas, a Acer optou por expandir a linha de notebooks ecológicos Aspire Vero:

Os notebooks Acer Aspire Vero foram lançados na metade de 2021, e, segundo a Acer, foram um sucesso entre os consumidores. Esses notebooks são fabricados quase inteiramente com plásticos reciclados - os PCR (Materiais reciclados pós consumo), e agora com a adição dos OBT (Plásticos oriundos do oceano), no touchpad dos novos modelos. Por dentro, os notebooks podem ser facilmente aprimorados com novas peças, como memória RAM e SSD, valorizando a longevidade do produto. A própria embalagem do Acer Vero foi fabricada com o intuito de ser reutilizada,

Novo notebook Acer Aspire Vero
Novo notebook Acer Aspire Vero

Segundo a Acer, a sustentabilidade só pode ser alcançada se todos participarem, então a empresa tem como missão fornecer mais produtos "Vero" para os consumidores, através do Veriton Vero AIO, novos monitores, teclado e mouse. Kit voltado a escritórios com foco em sustentabilidade.

Novos produtos ecologicos
Novos produtos ecologicos Veriton AIO PC
Mochilas e bolsas feitas de materiais reciclados
Mochilas e bolsas feitas de materiais reciclados

Monitor Vero B247Y-G

Tamanho: 23.8 polegadas

Resolução: 1920x1080

Tela: IPS

Característica destaque: ECO Display

Monitor Vero B273

Tamanho: 27 polegadas

Resolução: 1920x1080

Tela: IPS

Característica destaque: Entrada USB tipo C

Monitores Acer Vero
Monitores Acer Vero

Novo notebook Acer Swift 3 - produtividade em qualquer lugar

Tela: 14", 2880 x 1800 (2.8k) ,OLED

Processador: Intel 12ª geração i7-H

Sistema operacional: Windows 11

Característica destaque: OceanGlass Touchpad

Swift 3 OLED
Swift 3 OLED

SpatialLabs

A Acer continua avançando a tecnologia de 3D estereoscópico - dessa vez, lançando telas que utilizam o recurso para literalmente projetar as imagens na frente do usuário - seja ele um criador ou gamer. Isso sem a utilização de óculos 3D ou headsets de realidade virtual.

Esses monitores "all-in-one" possuem um par de sensores que rastreiam o movimento dos olhos e projetam o efeito 3D. É muito difícil de descrever em palavras, então a Acer pede para que você teste o produto pessoalmente e veja por si mesmo - eles garantem que a experiência será extremamente interessante.

Monitores All in One SpatialLabs View
Acer SpatialLabs View Series

Ficha técnica Acer SpatialLabs View:

Tela: 15.6" polegadas, 4K em modo 2D

Peso: Menos de 1.5kg

Bateria: 5 horas

Esses monitores possuem compatibilidade com o Autodesk Maya, Blender e Unreal, por exemplo, e foram especialmente projetados para criadores de conteúdos em 3D. Os criadores podem ver suas criações em 3D em tempo real, sendo projetadas diante de seus olhos através do SpatialLabs Model Viewer. Se você tiver um computador forte o suficiente para isso, é claro.

Requisitos mínimos assustadores das telas
Requisitos mínimos assustadores das telas View

Possuem também integração com o Sketchfab, a maior biblioteca de modelos 3D do mundo, com mais de 1 milhão de objetos.

Predator Helios 300 edição SpatialLabs

Mas essa nova tecnologia não é apenas para os criadores de conteúdo: os gamers também fazem parte do ecosistema da Acer. O Predator Helios 300 é o notebook "flagships" da empresa. Se você consegue arcar com os valores, são os melhores notebooks para jogar mirando em resoluções altas em taxas de atualização maiores que 60 Hz. Esse novo modelo adiciona a tecnologia de 3D estereoscópico SpatialLabs a tela do notebook. No modo 2D, a tela tem resolução 4K. Já no modo 3D, temos o que a Acer chama de "2K por olho" em 60 Hz. Explicaram durante a apresentação que temos "apenas" 60 Hz no modo 3D por limitações de energia do notebook.

Predator Hellios 300 SpatialLabs Edition
Predator Hellios 300 SpatialLabs Edition

SpatialLabs utiliza tecnologias de sombreamento e drivers para retirar informações 3D diretamente dos jogos - renderizando-as em 3D estereoscópico com o auxílio dos sensores rastreadores de visão presentes no notebook.

Essa tecnologia já é compatível com 50 jogos, entre eles Forza Horizon 5, Black Mesa, God of War, The Witcher 3, Max Payne 3, Shadow of the Tomb Raider, dentre outros.

Ficha técnica Predator Helios 300 Edição SpatialLabs

CPU: Intel Core i9 12ª geração

GPU: RTX 3080 mobile

Memória: até 32GB de DDR5

Armazenamento: SSD NVME PCIe Gen 4

Sistema operacional: Windows 11

Características especiais: Tela 3D SpatialLabs e refrigeração com metal líquido

Preço: Um fígado e um rim 🤣

Conclusão

É inspirador a forma como a Acer e seus parceiros trabalham desenvolvendo e fabricando produtos ecologicamente corretos, através da reciclagem e reutilização de plásticos e papéis. Mas como eles mesmos disseram durante o evento: pouco importa ser ecologicamente correto se o preço é alto demais para o consumidor médio. O Notebook Vero, fora o fato de ser feito de plásticos reciclados, possui um design bem minimalista e atraente, e eu realmente gostaria que tivéssemos acesso a esse e outros produtos "eco-friendly" no Brasil.

Pote de flor na caixa do notebook!
Pote de flor na caixa do notebook!

Já a tecnologia SpatialLabs, só vendo para crer. Até o momento, parece ser apenas uma "modinha" pesada demais para funcionar com fluidez no hardware atual. Os requisitos mínimos dos monitores são assustadores, e o preço do novo notebook Predator Helios 300 será sem dúvidas fora da realidade até das pessoas que vivem acima do padrão médio de qualidade de vida. Apesar disso, fiquei entrigado com a SpatialLabs, e espero ter a oportunidade de testá-la um dia.

Já que a Acer não especificou datas de lançamento para nenhum de seus produtos, fique ligado aqui no Oficina da Net que noticiaremos assim que as informações saírem!