O Google Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, correspondendo a exatos 49.65% dos acessos à internet atualmente. Se formos analisar apenas os dados referentes ao Brasil esse número sobe para 65,36%. Não poderia ser diferente, afinal ele foi criado, desenvolvido e é mantido pelo oráculo da internet, o próprio Google.

Porém, nem tudo é alegria com o navegador. Responda rápido: Qual o principal problema do browser? Aposto todo o dinheiro que não tenho que você respondeu "consumo de memória", certo?

O Chrome é famoso por ser o pesadelo dos computadores com pouca memória - e dos com bastante também - já que seu consumo é um problema sério.  O problema já até virou mene.

Por causa disso diversos tutoriais, medidas, soluções paliativas e gambiarras foram tentadas, mas todas sem muito sucesso. Porém, hoje, trouxemos uma medida que até agora está resolvendo os problemas da galera aqui da redação, pelo menos para quem usa muitas abas ao mesmo tempo (prazer, eu).

A solução trata-se da extensão The great Suspender e é muito fácil de ser usada. Faça assim: acesse a Play Store e instale o complemento que é bem leve, cerca de 300kb. 

Agora que está instalado, vamos ver se ele funciona. Repare no consumo de memória antes de instalar a extensão:

O que a nossa ferramenta fará é pausar as abas que você não usou durante certo tempo, por exemplo, 2 minutos. Assim, a memória que estava nessa aba será devolvida ao sistema, evitando o problema de travamento do navegador.

Por padrão o Great Suspender vai suspender abas após 1 hora de inatividade, mas podemos mudar para opções entre 20 segundos e 3 dias, além de várias outras opções. Temos também, é claro, a whitelist, ou seja, aquelas tabs que nunca serão suspensas (nesse caso o Oficina da Net, obrigado <3 )

Note que um botãozinho será adicionado ao canto direito superior do seu navegador, permitindo o acesso rápido à suspensão, não suspensão e configurações, entre outras.

Mas e aí, funcionou? É o que vamos ver. Bem, lembra que no print original do meu consumo de memória eu tinha algumas abas do YouTube abertas para serem assistidas assim que possível e artigos a serem lidos?

Bem, provavelmente essas abas ainda ficarão lá por um bom tempo, mas agora não irão acabar com a performance do pc. Se no primeiro cenário tínhamos um consumo de mais de 2GB de memória, agora são menos de 900MB.

E se você quiser voltar a navegar na aba é mais fácil ainda: Apenas clique em "Reload" e ela será novamente carregada ;)

Gostaram? Então confira nosso post especial com outras extensões essenciais para seu navegador e dê um up na sua produtividade. Não esqueça de nos contar se funcionou, ok? Aguardamos seu feedback.