Já faz tempo que o aparelho celular deixou apenas de ser um aparelho para receber, efetuar chamadas e trocar mensagens. Com a chegada dos smartphones, a disponibilidade de funções teve um aumento considerável. Um deles é a câmera. O mecanismo é um dos pontos primordiais na escolha de um novo aparelho. Cada vez mais as pessoas buscam por aparelhos equipados com poderosas câmeras, capazes de fazer fotos de maior qualidade. A maioria dos aparelhos atuais que está no mercado já conta com câmeras de 5 ou 8 MP. Obviamente que existem aparelhos com câmeras mais avançadas, porém, com valor mais elevado.

A busca das empresas em fabricar aparelhos com câmeras mais eficientes é incessante, já que o usuário mostra-se cada vez mais interessado neste tipo de produto. Então, já imaginou um smartphone com câmera de 41 megapixels? Pois bem, ele já existe há algum tempo, e a Nokia foi a grande responsável pelo lançamento.


Nokia 808 PureView.

Com a chegada do Nokia 808 PureView, de 41 MP, a Nokia também trouxe uma nova tecnologia, ou seja, a tecnologia PureView. O modelo é capaz de capturar imagens com 7728x5368 pixels, ou seja, com aproximadamente 41 milhões de pixels. 

O que é PureView?

PureView é uma tecnologia desenvolvida pela Nokia, que agora pertence a Microsoft, que está relacionada ao bom uso das câmeras empregadas nos smartphones. Entre as principais características da tecnologia está a qualidade da imagem e o zoom digital sem prejuízo da foto. Entre outras vantagens é que existem aplicativos exclusivos da Nokia que são capazes de melhorar consideravelmente a qualidade das imagens capturadas.

O sensor é capaz de criar uma excelente qualidade nas imagens e um ótimo desempenho com pouca luz. Além disso, pode ser usado com menor perda da qualidade da imagem quando for ampliada ou mesmo reduzida.

De acordo com uma declaração da Nokia, logo após o lançamento da tecnologia PureView, o valor de 41 Megapixels não é o mais relevante, mas sim, a qualidade da imagem obtida através da tecnologia PureView.

As lentes Carl Zeiss que estão presentes nos aparelhos da Nokia, juntamente com a tecnologia PureView conseguem capturar mais pixels que em outras lentes que estão presentes em smartphones da concorrência.

A tecnologia PureView dispensa o uso de técnicas como a interpolação e também o escalonamento para poder aproximar uma imagem. Vale lembrar que tais recursos costumam ser usados em outros smartphones.

Segundo o então executivo da Nokia Damiam Dinning, logo após o lançamento da tecnologia, afirmou que o PureView "não se trata da quantidade de pixels, mas sim o que se pode fazer com eles".

"A tecnologia se trata de misturar as lentes, pixels e processamento de imagens em formas novas e diferentes que permitam realizar coisas que não poderiam ser feitas antes", disse ainda Dinning.

Zoom com o recurso

De acordo com a Nokia, quando o zoom de uma câmera de smartphone com a tecnologia PureView é usado, amostras de múltiplos pixels são combinados para formar "superpixels". Assim, quando acontece isso, o nível de detalhes permanece sem qualquer modificação, sem praticamente qualquer ruído na imagem em fotos de baixa luminosidade. Em locais de boa luminosidade os ruídos são inexistentes.

A combinação de múltiplos pixels também é usado em imagens que não necessitam de zoom, assim, o nível de combinação é maior ainda e a qualidade é mais alta. O recurso não precisa ser ativado, já que ele faz parte integralmente da tecnologia PureView.

Confira o review de aparelhos produzidos pela Nokia e também pela Microsoft.