Se você é um gamer veterano, ou um usuário compulsivo da rede de torrents ou ainda um atendente de posto de conveniência 24 horas, certamente já se fez essa pergunta: Será que o Pc estraga ao ficar um grande período sem desligar? Nós também tínhamos esta dúvida, por isso fomos pesquisar e agora contamos o que descobrimos.

As informações são divergentes, não há consenso sobre qual a melhor estratégia e o que vale é a experiência do próprio usuário. Segundo alguns relatos é melhor desligar a máquina o menos possível, para outros é necessário economizar a vida dos componentes com desligamentos regulares. Mas por que isso?

Veja também: 5 dicas para melhorar a performance do Windows 10.

Bom, segundo alguns usuários e especialistas, o melhor é desligar o menos possível, pois o equipamento desgasta mais com o ciclo liga-desliga (com a energia aplicada aos componentes para liga-los), do que com um estado de constância de funcionamento (energia sempre igual) por vários dias ou meses seguidos. O vital neste processo é que você mantenha seu computador sempre bem ventilado, com coolers de acordo às suas necessidades, por exemplo, se você joga muito, seu pc esquentará mais que o computador da sua mãe que usa só o Word. Nesse caso será necessária uma refrigeração de qualidade, e então, poderá ficar por dias a fio sem um shutdown.

Uma limpeza nesse caso será de extrema necessidade, também. Abrir, limpar e retirar o pó vai fazer seu cooler girar perfeitamente e dar a refrigeração necessária. Em último caso abra sua cpu e coloque um ventilador virado para o hardware, hardcore gamers irão entender.

Mas e por que estamos batendo tanto na tecla da temperatura do PC? Porque o problema não é ele ficar ligado, e sim o aquecimento que será gerado a partir disso. E isso sim inspira cuidados, pois o sistema tem um mecanismo de autodefesa em que, atingida certa temperatura, ele desligará automaticamente, podendo ocorrer perda de dados, queima de peças, como HD, etc. aliás, somente o fato de ele esquentar muito durante o uso já poderá gerar danos à máquina.

Bom, o computador é uma máquina e como tal, foi projetado e construído para funcionar, certo? Certo, porém alguns "reinícios" de sistema serão necessários às vezes. Quando? No mínimo todas as 2ª terças-feiras de cada mês. E por que esse dia? Porque é o dia em que a Microsoft lança as atualizações automáticas no Windows Update, e após instalá-las, será necessário reiniciar a máquina para que elas entrem em vigor. Ahhh, também é altamente recomendado que você reinicie seu computador periodicamente para limpar a memória RAM. Após muito tempo ligado é normal que a memória acumule "lixo", proveniente dos programas e aplicações abertas por você e pelo sistema, ocasionando a lentidão do PC. Reiniciá-lo torná-lo-á rápido novamente.

Um outro problema que pode ser causado pelo uso constante da máquina é o monitor "gravar" imagens que são exibidas por muito tempo. Esse problema se chama "Burn in" (do inglês "queimar", pois o defeito é causado pelo superaquecimento e queima dos pixels da região) e acontece principalmente com computadores de estabelecimentos 24h, que ficam sempre exibindo a mesma imagem estática. Mas não pense que nós, usuários domésticos, estamos livres, pelo contrário, se você está sempre navegando pela internet ou conectado ao Facebook, pode ser que seu monitor "imprima" a barrinha lateral de rolagem, por exemplo. Para evitar isso é que a função da proteção de tela foi inventada. Bom, se você vai deixar seu pc ligado por muito tempo, ao menos desligue o monitor e não tenha essa preocupação a toa.

Agora, se você está com medo de  que o server da empresa estrague, não se preocupe, os servidores tem peças especiais, como "super" HD’s, projetados para NUNCA serem desligados. O máximo de dano que ocorrera nestas máquinas é a queima de algum cooler e a necessidade da substituição. Não mais do que isso.

Outro ponto negativo de não desligar seu pc será, é claro, a conta de luz gerada. Dependendo da sua fonte, de 300 watts, 500 watts, 1200 watts, etc. o gasto irá puxar sua conta de energia lá para cima. Segundo este simulador online, da distribuidora de energia AES Sul, um computador de 300 W ligado por 24 horas, durante 30 dias no mês, irá consumir, nada mais, nada menos do que R$ 216 reais por mês!!! Já se o seu pc for de 500 W, prepare-se para desembolsar R$ 360 todo dia 10...

Para um cálculo mais completo do gasto de luz, confira este link.

E um último ponto: Se você não quer deixar seu pc ligado direto, mas mesmo assim, não quer desliga-lo por completo, já que vai dar uma saidinha rápida, pode usar a função "hibernar" ou "suspender" o sistema. Confira qual é o mais apropriado para a sua situação e veja se vale a pena, clicando no link à direita.

Bom, pessoal, como dissemos lá no início, sim, manter seu pc ligado por muito tempo, com certeza vai diminuir a vida útil dos componentes, afinal ele é um eletrônico, e todos as máquinas sofrem essa depreciação com o uso contínuo, porém é muito mais provável que você aposente seu PC por ele estar tecnologicamente obsoleto do que por estar "gasto" em decorrência de tanto tempo ligado.

Notebooks

E quanto aos notebooks? Bem, se você usa somente o computador móvel, ressaltamos que as precauções devem ser as mesmas, ou melhor, serem ainda maiores. Quanto ao tão falado esquentamento da máquina, cuide sempre da saída do cooler, por onde o notebook libera o ar quente e evita que seus componentes estraguem. A saída fica geralmente nas laterais do noteebok, justamente para não ser obstruída, o problema é que muitas vezes usamos o note na cama, por exemplo, e sem querer, as cobertas trancam a saída do ar, evitando que o ar quente saia, acumulando dentro da máquina e gerando danos.

Uma dica essencial para não acabar com a duração da sua bateria é você utilizar o notebook sempre ligado à tomada quando estiver em casa ou em algum lugar que possa ligá-lo à energia. Isso acontece porque a bateria tem tantos ciclos de carga, ou seja, se a sua vida útil for de 900 ciclos, após descarregar e carregar 900 vezes ela estará totalmente "viciada", oferencendo quase nada de autonomia. E se você for ainda mais radical, quando estiver com o notebook na tomada, retire a bateria da máquina. Sim, é possível e o notebook funcionará perfeitamente, já que a bateria não será necessária, evitando qualquer tipo de aquecimento e dano na vida útil da mesma.

Quanto ao problema do "burning" na tela, siga normalmente as dicas dadas para o desktop, pois, já que a tela lcd ou led de um monitor é a mesma do note e utiliza a mesma tecnologia, pode sofrer com os mesmos danos, certo? Portanto utilize as mesmas dicas para evitar problemas.

E você, qual sua opinião e qual a sua experiência? Costuma desligar periodicamente? Deixa sempre ligado? Notou problemas por causa disto? Conte-nos nos comentários, logo abaixo.