É melhor desligar, hibernar ou suspender meu computador?

Vamos ver as diferenças entres esses três tipos de “desligamento”, e ver qual vale mais a pena em cada situação.

É melhor desligar, hibernar ou suspender meu computador?

Você já deve ter ouvido em desligar o computador, suspendê-lo (dormir) ou hiberná-lo. Mas o que cada uma dessas funções faz? Qual é a melhor escolha se vou ficar uma hora, cinco horas ou dias afastado do computador? Você já deve ter se deparado com uma situação que precisou sair por uma ou duas horas e teve que desligar o computador, levando bastante tempo na volta até conseguir retomar suas atividades. O fato é que suspendendo ou hibernando o computador o consumo de energia continua ocorrendo, porém de forma mais reduzida. Vamos ver o que faz cada uma dessas funções, suas recomendações e desvantagens:

Suspender/Dormir

Muitas vezes, o computador/notebook é automaticamente suspenso quando fica muito tempo inativo ou a tampa é fechada. Ou seja, quando a máquina é suspensa (ou posta para dormir), sua sessão é salva na memória e o computador continua ligado, porém com consumo lento. Este é o modo ideal para quem vai ficar uma ou duas horas afastado da máquina, pois a sessão é rapidamente reiniciada quando o computador/notebook "acorda".

Porém, é importante repetir que o computador continua ligado. Caso houver uma queda de energia ou a bateria acabar, todos os dados que estavam abertos serão perdidos. Também, não adianta reiniciar a máquina com um estado crítico de bateria restante. Veja bem se vale a pena colocar para dormir.

Hibernar

O modo de hibernação é semelhante ao de suspensão, porém as informações são salvas no disco rígido da máquina. Após, todo o computador é desligado. Quando a máquina for reiniciada, todas as janelas que estavam abertas quando a hibernação foi feita estarão na área de trabalho, exatamente como foram deixadas. Como o computador é efetivamente desligado, a energia é economizada. Recomendado para quem vai se afastar algumas horas da máquina.

O modo de hibernação requer certo tempo para ser desligado e depois retomado. É necessário ver se vale a pena hibernar o computador ou desligá-lo. Caso muitos aplicativos estejam abertos é melhor desligar, visto que o tempo de inicialização pode ser maior do que ligar o computador mais tarde e iniciá-los novamente.

Desligar

Forma mais usual de encerrar o sistema. Como o próprio nome fala, o computador é totalmente desligado e não salva sua sessão em nenhum lugar. É uma boa solução caso seu computador esteja começando a ficar lento por ficar muito tempo ligado. Desligue seu computador caso for passar muito tempo afastado dos trabalhos.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso
Roda Liso

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso

Analisamos o novo MOTO G60 em onze diferentes jogos de Play Store, dentre eles, Free Fire, Fortnite, PUBG, Call of Duty Mobile, Genshin Impact e outros. Como é jogar com o Moto G60?

[Windows 10] Gerenciador de Tarefas ganhará funções de eficiência energética
Windows

[Windows 10] Gerenciador de Tarefas ganhará funções de eficiência energética

Foi descoberto que o Gerenciador de Tarefas do Windows 10 ganhará dois novos recursos e um deles poderá alterar e controlar a eficiência energética do computador de maneira significativa.

Como deixar o PC mais rápido (Windows)
Windows

Como deixar o PC mais rápido (Windows)

Seu pc anda lento ultimamente? Separamos algumas dicas para deixar o PC mais rápido, tudo isso otimizando o Windows, e melhorando alguns recursos do computador.

Programas essenciais para instalar após formatar o PC
Windows

Programas essenciais para instalar após formatar o PC

Após formatar o computador é preciso reinstalar todos os softwares que estavam sendo utilizados anteriormente. Veja quais são os essenciais!

Xbox Game Bar permite que você rastreie o que está consumindo sua RAM, CPU e GPU
Windows

Xbox Game Bar permite que você rastreie o que está consumindo sua RAM, CPU e GPU

Após atualização, Xbox Game Bar permite que usuário rastreie o que está consumindo a memória, RAM e GPU do computador. Confira!

10 soluções para quando o Windows atinge uso de disco 100%
Windows

10 soluções para quando o Windows atinge uso de disco 100%

Se o seu computador está lento ou travando, pode ser que a causa seja o uso de disco 100% no Windows. Caso isso esteja acontecendo com você, aqui listamos 10 maneiras de resolver o problema.