Ao final da tarde de ontem, quarta-feira, 23 de julho, a maior rede social do mundo divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre do seu ano fiscal de 2014, obtendo um lucro de US$ 2,91 bilhões, com um ganho de US$ 0,42 por ação; neste mesmo período de 2013, o Facebook registrou um lucro de US$ 1,81 bilhão, ou seja, um crescimento anual de 61% em sua receita. Tal resultado surpreendeu até mesmo as estimativas do Wall Street, que tinha previsto um lucro de US$ 2,81 bilhões e o valor das ações em torno de US$ 0,32.

Em nota, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook descreveu que, "Tivemos bons resultados no segundo trimestre; nossa comunidade continua a crescer e vemos muitas oportunidades à frente conforme conectamos o resto do mundo".

O destaque deste resultado trimestral ficou por conta do desempenho da plataforma móbile da rede social, onde a mesma foi responsável por 62% de toda publicidade. O crescimento de receitas móveis desta plataforma da rede social já e o dobro maior das demais.

Para se ter uma ideia, os números da base móvel indicam algo em torno de 1,32 bilhão de usuários, sendo destes, 391 milhões exclusivos da plataforma móvel. Já os números de usuários da rede que usam a plataforma fixa exclusivamente são de 240 milhões de usuários.

O rendimento diário do Facebook com usuários móveis por mês gira na casa dos 63%. Só nas plataformas móveis, o crescimento foi de 5,9% no trimestre, com um aumento de 7,4% diário; se pegarmos o mesmo período do ano passado, a mesma plataforma teve um crescimento de 39%. O Facebook declarou que o crescimento ocorreu até mesmo em regiões aonde vinham perdendo usuários, como os Estados Unidos e Canadá.

Mas o segundo trimestre do ano fiscal de 2014 não foi só de ganho, pois foi detectada uma pequena queda nas receitas de pagamentos dentro do Facebook, em plataformas de e-commerce ou web games.