Olá, meu nome é André Prior e eu serei o seu guia em uma série de artigos com dicas sobre a montagem do seu primeiro PC Gammer! Basicamente, os artigos serão voltados às pessoas que possuem conhecimento intermediário em tecnologia e hardware, mas farei o possível para que os "curiosos" possam extrair o máximo do conteúdo. Pois bem, neste primeiro artigo da série abordaremos um resumo sobre conceitos que estão (ou deveriam estar)  formados nos "conhecedores" de Computador. Farei isso grosseiramente para que fique fácil a fixação do conteúdo! Observação: As imagens a seguir são meramente ilustrativas.

Hardware

A coisa acontece aqui. É o motor, o propulsor, a locomotiva. Os componentes de Hardware da maioria dos computadores que conhecemos são: Placa Mãe, Processador, Memória, HD, ODD e fonte. A pior piada entre os técnicos de informática é: "Hardware é o que se pode bater, enquanto o software só se pode xingar."

Processador (CPU)

Sem desmerecer os demais componentes, o processador deve ser considerado como o fator chave na escolha de um computador, visto que a placa mãe deverá ser escolhida para suportá-lo. Ele é quem faz o processamento dos dados, o envio de instruções aos demais componentes, poderíamos compará-lo ao cérebro do corpo humano - que inclusive esquenta muito e dá tela azul às vezes! Aqui você encontra um artigo específico sobre os diversos tipos de processadores Intel, disponíveis no mercado.

Placa mãe

Conhecida também como MB, Mobo e Motherboard, é a "placa principal", a placa mãe é o que dá o suporte para união de todo hardware de um computador. Nela serão encaixados o Processador, as memórias e etc.

Memória RAM

É uma placa que é adicionada em um "Slot" da Placa Mãe para interagir com outros dispositivos, armazenando dados básicos de programas em funcionamento ou fazendo trocas de dados com arquivos do HD por exemplo. Altas quantidades de memória RAM não devem ser consideradas como velocidade/performance, pois elas dependem de outros componentes para serem utilizadas. Dá uma conferia nos vários posts sobre memória RAM que temos aqui no Oficina.

HD e SSD

Dispositivo responsável por armazenar o sistema operacional, dados do usuário, e aquele monte de tralha que você guarda pensando que um dia poderá precisar, e que só precisará quando o HD for pro "espaço". Os SSD's já são realidade, e são apreciados por quase todos os gammers da atualidade. Tá na dúvida sobre quais são as diferenças? Passa neste artigo que explica tudo.

Fonte

É o que alimentará (com energia) os componentes internos do computador, fará a regulagem de tensão e você encaixará o cabo preto que vem da tomada. Normalmente quem monta um PC simples não dá muita atenção para esta peça, mas para um PC-G é um pré-requisito. E o estabilizador? Confira uma exposição do porquê você não deveria usar um estabilizador.

Placa de vídeo Offboard

Em um PC simples pode ser considerada apenas um complemento, para um PC Gammer, uma obrigatoriedade. Normalmente esta placa é o componente mais caro em todo o computador, um jogador que se preza, gasta de R$ 700,00 "até o infinito, porque agrega ao camarote". Além dos itens de Hardware, existem os periféricos, que serão abordados em outros artigos desta mesma série.

Já saiu o segundo artigo da série de PCs Gamer. PC-G: Escolhendo o PROCESSADOR.