CADASTRE-SE

Qual o melhor navegador? IE, Chrome, Opera, Safari ou Firefox

60 39 1066 37 Grasiel Felipe Grasel | Assunto: Internet

O Oficina da Net escolheu os 5 navegadores mais usados para fazermos uma análise onde veremos qual é o melhor navegador para você.

Resumo geral

No mercado de navegadores que temos hoje disponíveis na internet, poucos se destacam, a maioria não é nem ao menos conhecido por boa parte dos usuários da rede mundial de computadores.

Veja como aumentar a velocidade da internet

Os 5 navegadores mais conhecidos e mais usados em 2014 são, respectivamente o Google Chrome, o Internet Explorer, o Firefox, o Safari e o Opera, mas, qual deles é o mais rápido? Qual é o mais seguro? Qual tem o melhor suporte para dúvidas? Vamos descobrir agora.

O Internet Explorer chegou em sua nova versão melhorado e com a promessa de se tornar o melhor navegador da internet, mais leve e com características que facilitam a navegação do usuário. Aderindo ao sistema de “páginas mais frequentes” ao abrir uma nova guia, navegação privada, lista de sites favoritos; Nada além do que já víamos antes nos outros navegadores.

O navegador oferece também um sistema de complementos, onde o usuário pode aprimorar e personalizar sua navegação em quatro categorias: Segurança, poupadores de tempo, navegadores e entretenimento. A maioria desses complementos são gratuitos, porém, alguns você só adquire pagando. 

Os problemas do Internet Explorer são, ele não ter corretor ortográfico; não ter gerenciador de downloads integrado, pois, ao baixar algum aplicativo ou documento, uma janela é aberta onde o gerenciador é encontrado; o sistema não é open-source, ou seja, a codificação não é disponibilizada para qualquer usuário, que podem ser programadores ou testadores que procurem melhorar o sistema, fazendo correções de segurança e, assim, tornando as atualizações mais frequentes e completas. Esses e outros problemas podem tornar o navegador inferior aos seus concorrentes.

Na questão de segurança, o Internet Explorer pode se destacar por um motivo, o sistema de controle parental, onde os pais podem escolher que tipo de conteúdo seus filhos podem acessar e monitorar suas atividades online. O sistema anti vírus, spywares e esquemas de pishing  também se mostram bastante eficazes. Um filtro de script entre sites é usado para impedir ataques e roubos de informações pessoais do usuário. O IE também conta com um sistema de modo sandbox, onde você pode fazer uma navegação um pouco mais segura onde cada aba funciona independentemente, protegendo o navegador de ser atacado.

Controle parental encontrado em Opções da Internet / Conteúdo / Proteção para a Família
Controle parental encontrado em Opções da Internet / Conteúdo / Proteção para a Família

Aproveite e leia isto:

Apesar de todas as suas evoluções e investimentos em segurança, o Internet Explorer continua sendo o maior alvo de hackers e sites maliciosos já que é o navegador mais comum, pois, é padrão ele vir instalado com o Windows e por suas falhas de segurança.

O navegador não é o mais veloz encontrado no mercado, mas suas evoluções foram tão surpreendentes a ponto de poder alcançar o desempenho atingido por outros navegadores mais velozes. Nenhum problema de compatibilidade é encontrado, já que o IE suporta todos os padrões da web atuais.

Um padrão que o navegador sempre teve é a facilidade que o usuário tem em manuseá-lo, sua simplicidade e capacidade de navegação fácil ajuda muito quem não tem muita facilidade intimidade com a internet.

O melhor aspecto que o Internet Explorer apresenta é  o suporte oferecido no site da Microsoft, com certeza o melhor suporte oferecido por um navegador,  lá você encontrará todo tipo de informação, tutorias e FAQs que o usuário possa precisar, achados facilmente com simples palavras chave, sem contar que é um dos únicos que tem suporte técnico por e-mail e telefone.

O Navegador mais conhecido do mundo  infelizmente não agradou em suas versões passadas, mas parece que finalmente isso está mudando. Seu novo modelo está aperfeiçoado, com falhas de segurança reduzidas, mais veloz e mais leve. Talvez, em suas próximas versões, ele consiga aparecer em primeiro lugar nos reviews mundiais de navegadores, só o que precisa é continuar evoluindo e utilizando a sua facilidade de navegação que encontramos desde o começo. 

O navegador inicialmente exclusivo dos produtos da Apple chegou para o Windows em 2007, e a partir dai se tornou um dos principais navegadores da internet. O Safari é um navegador muito rápido e bastante fácil de usar, sem contar que é muito bonito também. Muitos dizem que o browser não é tão usado simplesmente porque era exclusivo da Apple por tanto tempo, mas, será que é só isso? Para muitos exigentes no assunto, o Safari é o menos personalizável dos navegadores, o que pode deixá-lo "chato". 

Um outro elemento que pode estar faltando em relação aos seus concorrentes, é a existência de um redirecionamento automático para um provedor de pesquisa embutido na barra de endereços, por exemplo, quando o usuário escrever somente uma palavra ou frase nesta barra e confirmar clicando em ir ou apertando a tecla enter, um provedor de pesquisa como o google mostra resultados como se fosse uma pesquisa em seu portal. Tal recurso iria inutilizar a barra de pesquisa que se encontra ao lado da barra de endereços, que, convenhamos, já é um recurso um pouco ultrapassado.

Cada browser tem algumas características ou exclusividades que fazem o mesmo se destacar sobre seus concorrentes, no caso do Safari, temos a Lista de Leitura, que é uma forma do usuário salvar URLs de páginas que o mesmo deseja ver e ler mais tarde; temos também o Top Sites, que é uma pré visualização dos seus sites favoritos e funciona como um feed RSS, porém você visualiza o conteúdo da página na íntegra e não apenas uma lista de conteúdos.

Lista de Leitura do Safari que é encontrada clicando no ícone do óculos no canto esquerdo e em seguida adicionar página
Lista de Leitura do Safari que é encontrada clicando no ícone do óculos no canto esquerdo e em seguida adicionar página

Aproveite e leia isto:

Contendo todo o estilo padrão da maioria dos navegadores, com guias, favoritos, verificação ortográfica, gerenciador de senhas, o Safari erra pouco, porém seu maior erro pode lhe custar caro, a personalização. Desde uma mudança no plano de fundo de uma nova guia até a personalização da barra de ferramentas, até mesmo o zoom de página é inexistente.

Como é característico nos produtos da Apple, o Safari tem uma grande lista de recursos de segurança em seu sistema, oferecendo proteção contra sites de pishing e malware fraudulentas, o único problema é que ele não oferece controle parental, o que para muitos pais usuários é bem importante.

Uma barra de carregamento é exibida na caixa de URL para mostrar o quão rápido é o nevegador. Além disso, o Safari é compatível com a maioria dos websites existentes, encontrando alguns problemas somente com arquivos CSS e PDF, o que ainda é difícil acontecer.

Por ter sido desenvolvido especialmente para o Mac, usar o browser no sistema operacional da Apple pode não tornar o seu design tão "diferente" quanto é usá-lo no Windows, pois a interface e estilo combinam com o design do Mac. 

Quando o quesito é suporte ao usuário, a Apple não fica para trás, oferece FAQs, tutoriais e fóruns cheios de informações para ajudar quem tiver alguma dúvida sobre o Safari.

Se você quer um navegador simples, fácil de usar, muito seguro, e principalmente, que não precise de muita personalização, e que tem todas as características básicas de um browser, o Safari é o melhor caminho para você.

O navegador mais antigo em atividade merece ser reconhecido e respeitado, sem contar que a ideia genial de criar abas para que várias páginas sejam abertas em uma única janela foi de seus desenvolvedores. O Opera contém a opção de comandos de voz, onde um usuário com alguma deficiência física, por exemplo, pode navegar pela internet usando apenas comandos de voz, porém, a opção só é encontrada na versão americana do navegador e com os comandos em inglês.

Por ser o criador da maioria dos recursos que hoje encontramos em praticamente todos os navegadores, o Opera poderia ser o melhor navegador do mercado, porém, enfrenta muitos problemas de compatibilidade, onde alguns sites não poderão ser abertos.

Características bastante fortes do Opera, é que ele pode ser totalmente controlado pelo teclado, é só o usuário ativar os atalhos no menu de opções do navegador;  além disso, é possível realizar controles básicos somente com o mouse, como atualizar a página, voltar para a página anterior, ir para a página seguinte, fechar a aba, etc. Essas características fazem do Opera um browser muito prático que acolhe muitas pessoas com necessidades especiais, o que torna o navegador também muito especial.

Controles de movimento de mouse do Opera. Para usa-los é só segurar o botão direito do mouse e realizar um dos movimentos
Controles de movimento de mouse do Opera. Para usá-los é só segurar o botão direito do mouse e realizar um dos movimentos

Aproveite e leia isto:

Uma função que, ao contrario dos outros navegadores que tem a mesma função, vem configurada automaticamente com a instalação do navegador, é o sistema de manter as abas que você deixou aberta ao fechá-lo, o chamado "continuar de onde parei", por exemplo, você está assistindo um vídeo muito importante no YouTube, e de alguma forma fecha o navegador sem querer, quando você abrí-lo novamente, ele vai continuar de onde parou antes de ser fechado, então, tome cuidado com esse recurso, você não vai querer que alguém ao abrir o browser encontre o seu facebook logado, por exemplo.

O esquema de segurança do Opera não deixa a desejar, a não ser no controle dos pais, que também é ausente no browser, no entanto, as outras proteções padrão de seus concorrentes são encontradas no sistema de segurança, verificação de malware e pishing, criptografia avançada  e a opção de apagar o histórico de navegação e cookies. Essas configurações são personalizáveis e podem ser desativadas, porém, seu computador ficará vulnerável se você as utilizar.

Se você tiver alguma dificuldade com o Opera, tutorias e FAQs são encontrados facilmente no suporte online do navegador, sem contar os vários Fóruns de ajuda espalhados pela internet. Uma versão premium também pode ser comprada onde o usuário pode fazer perguntas via e-mail para tirar suas duvidas.

Talvez se tivesse um apoio de grandes corporações, assim como os seus browsers concorrentes tem, o Opera seria um navegador muito melhor, seus problemas de compatibilidade não seriam tão comuns e ele poderia estar entre os três melhores navegadores da internet, mas enquanto isso não acontece, seus desenvolvedores continuam batalhando para consertar seus problemas e criar mais novidades, assim como já criaram, para o mercado de navegadores.

O que faz o Firefox ser um dos melhores navegadores da atualidade é a sua versatilidade. Em primeiro lugar, ao chegar no Firefox, a possibilidade de importação de favoritos, históricos, senhas  de outro browser como o Google Chrome é apresentada, tornando a sua vida mais fácil e evitando todo o trabalho de salvar seus favoritos no novo navegador novamente.

Os recursos presentes no navegador são basicamente os mesmo que encontramos nos outros navegadores, o diferencial, é que todos trabalham muito bem e em todos os aspectos, como a facilidade de manuseio e velocidade de respostas. Um bom recurso também é o gerenciamento de historico, com um único clique você pode excluir todo o conteúdo existente em seus registros sobre qualquer site, impedindo que alguém fique sabendo que você o visitou, por exemplo.

Uma das melhores características do Firefox é a segurança, que apresenta proteções contra todos os tipos de ameaças, como vírus, spyware, malware, pishing, sites maliciosos e pop-ups. Para garantir que o seu browser esteja sempre bem protegido, atualizações automáticas são constantemente instaladas sem que você precise se preocupar, pois nem ao menos um aviso de tal atualização é apresentado.

A navegação no Firefox é muito fluida e rápida do inicio ao fim, não encontrando problemas com compatibilidade, batendo a maioria de seus concorrentes. A loja de extensões também é muito bem organizada, com especificações e dicas de uso em todos os aplicativos. O corretor ortográfico embutido no navegador funciona muito bem e é muito útil para quem trabalha na web também.

Tendo uma capacidade de personalização incrível, e até o seu visual padrão sendo um dos mais bonitos, o browser acaba cometendo um pequeno pecado, a barra de pesquisas ao lado da barra de endereços. Pode parecer exagero, mas tal recurso, além de ser ultrapassado, é totalmente desnecessário já que a barra de endereços já tem a facilidade de pesquisa embutida.

O Mozilla disponibiliza online um dos melhores suportes que podem ser encontrados em navegadores, vários documentos de ajuda, FAQs, tutoriais e a Base de Conhecimento, essa base é pesquisável e inclui uma espécie de bate-papo onde você pode pedir ajuda aos usuários do Firefox, sem falar da ajuda via e-mail.

Central de debates do Firefox onde são encontradas as dúvidas que os usuários expõem e a comunidade discute uma solução.
Central de debates do Firefox onde são encontradas as dúvidas que os usuários expõem e a comunidade discute uma solução.

Com um visual muito bonito, um suporte para usuários fenomenal, centenas de complementos para melhorar sua navegação, compatibilidade com a maioria (se não todos) os sites da web, dentre outras coisas que o destacam, o Firefox tem o dever de aparecer nas listas de melhores navegadores da internet.

Como se já não fosse suficiente ter o melhor mecanismo de pesquisa existente na internet, a Google Inc. resolveu criar o melhor navegador também. No Google Chrome você pode importar seus favoritos, seu histórico, suas extensões e preferências pra qualquer lugar com a sua conta do Google, o que já conta muito no quesito usabilidade.

A navegação privada do browser funciona muito bem, ao terminar sua navegação, automaticamente seu histórico e cookies são apagados e suas senhas são esquecidas. Enquanto usa a navegação privada, você pode ao mesmo tempo ter uma janela de navegação normal, sem as exclusividades do modo anônimo.

Uma exclusividade muito interessante do Google Chrome, é o seu gerenciador de tarefas próprio, onde o usuário pode gerenciar os sites e extensões que estão sendo executados durante sua navegação, verificando dados como uso de memória, taxa de consumo de rede e outros. Nessa mesma janela, é encontrada a opção "estatísticas nerds", que detalham ao máximo os processos em execução até mesmo de outros navegadores, só pelo nome da função, descrições são desnecessárias não é mesmo?

Gerenciador de Tarefas e Estatisticas Nerds do Chrome encontradas no menu de personalização /
Gerenciador de Tarefas e Estatísticas Nerds do Chrome encontradas no menu de personalização / ferramentas / gerenciador de tarefas

O browser tem todas as outras características que podem ser descritas como padrão nos navegadores da web, e todas funcionam muito bem, o que falta é somente um sistema controle dos pais. 

Proteção contra malware e pishing, sistema de sandbox, atualizações automáticas para manter o navegador mais protegido são as características principais do incrível sistema de segurança do Google Chrome. Uma tela de bloqueio é exibida quando o usuário tenta acessar sites suspeitos, avisando que o site malicioso e perguntando se você quer continuar.

Falando sobre velocidade, o Google Chrome é o mais rápido dos navegadores, tanto no seu tempo de início quanto durante a navegação também. É muito mais leve e fluido do que seus concorrentes, tendo uma compatibilidade que suporta qualquer site da internet, e um leitor de Flash e PDF embutido.

Muito bem organizado, o site de ajuda do browser pode te fornecer informações de qualquer dúvida que possa surgir, tendo tutoriais, FAQs e um Fórum onde os usuários se ajudam um ao outro. No portal de ajuda, grupos são exibidos para separar e simplificar a busca por informações, como ajuda a iniciantes, personalização, segurança, aplicativos, extensões e plugins, todo o conteúdo separado para você ter certeza que irá resolver seus problemas.

Talvez o Google Chrome seja o navegador mais fácil de analisar, não por ser o mais usado no mundo e todo mundo conhecê-lo bem, mas por ele ser extremamente simples, sua simplicidade e facilidade de manuseio são espantosos, o browser tem todos os recursos que alguém pode querer,  e muito mais. Tudo é muito bem organizado e fácil de se achar, seus recursos são bem agrupados e a capacidade de personalização também é enorme, criando a possibilidade do usuário "criar" um navegador só seu e navegá-lo com a maior segurança possível.

O Veredito

Você já deve ter visto o suficiente para tirar suas conclusões e, provavelmente, concordar conosco. Por ser o navegador mais rápido, mais seguro, mais personalizável, com um dos melhores suportes ao usuário, tudo isso do modo mais simples e organizado do mercado, o título de  melhor navegador da internet vai para o Google Chrome, que a cada nova versão vem se destacando, ficando cada vez mais veloz e versátil, não importando o sistema operacional.

Concorda com o Oficina da Net? Você utiliza outro navegador e o considera top? Deixe seu comentário abaixo!

Leia a seguir: Aprenda a baixar vídeos do Youtube sem usar programas



Você precisa ler isto:

Comentários

TOPO