Os computadores All-in-one, ou tudo em um, não são um novo conceito de computador. O computador iMac da Apple, foi criado nos anos 90 já usando este conceito de tudo em um, ou all-in-one. Estes computadores são iguais aos computadores de mesa que temos em casa, porém com uma diferença simples: eles não contam com um gabinete. O processador, a memória RAM, o disco rígido, a unidade de CD/DVD e portas de conexão ficam incluso dentro do monitor.

Em termos técnicos, não a nenhuma diferença entre o computador All-in-one para os desktops (computadores de mesa) ou notebooks. A única diferença fica por conta da grande economia de espaço do all-in-one, já que ele não tem gabinete.


iMac

Vantagens

As principais vantagens dos computadores all-in-one são: a grande economia de espaço e a enorme praticidade na montagem do PC sobre a mesa.

Economia de espaço

Quando um computador all-in-one é comparado a um desktop (computador de mesa) é possível perceber a grande economia de espaço que este tipo de computador proporciona.

Se você não tem muito espaço para colocar o computador em sua casa, um computador all-in-one ou um notebook seria ideal para você. A quantidade de cabos que este computador utiliza também é menor. A economia de espaço é um fator importante na hora de criar um espaço para estudo ou um home-office, por exemplo.

Praticidade na montagem

Para muitas pessoas montar o gabinete de um desktop é uma missão quase impossível. Isto é um ponto muito bom neste tipo de computador, para começar a usá-lo basta conectar o mouse, o teclado, ligá-lo na tomada e começar a usar o computador. Alguns podem vir até mesmo com mouse e teclado sem fio, o que facilita ainda mais a montagem do mesmo.

Outras vantagens

Além das vantagens descritas acima, os computadores all-in-one também podem vir equipados com uma tela touch-screen e receptor de TV digital integrado. Outra vantagem do computador all-in-one quando comparado aos desktops é a sua economia de energia. Os computadores de mesa são equipados com uma fonte apropriada para o grande consumo de energia, já os all-in-one têm fontes que utilizam somente o necessário.

A portabilidade também é um ponto positivo do all-in-one, você não consegue carrega-lo dentro de uma mochila, como um notebook, mas você consegue transporta-lo facilmente com um carro, por exemplo.

Desvantagens

As desvantagens dos computadores all-in-one começam justamente na hora da compra: o preço.

Preço

A principal desvantagem dos PCs all-in-one, também, quando comparados aos desktops é o seu preço elevado. Se você comparar, por exemplo, dois computadores (um all-in-one e um convencional) com as mesmas especificações técnicas, o computador all-in-one será mais caro, ainda mais se ele tiver recursos extras como tela touch. A explicação quanto a superioridade do preço se dá justamente pelas vantagens descritas logo acima, quanto a portabilidade e praticidade do computador.

Com a popularização do Windows 8, o touch-screen se tornou um grande atrativo nos computadores all-in-one e também nos notebooks, porém se você quiser ter este atrativo você terá que pagar bem mais caro por isso.

Upgrade

Esta é uma desvantagem que o usuário só percebe depois que um certo tempo. Novas tecnologias vão surgindo e o seu computador vai ficando velho, e então você pensa que fazer um upgrade no seu PC all-in-one. Mas pode não conseguir fazer isso, alguns modelos são limitados e não permitem grandes mudanças no seu hardware. Esta métrica é semelhante a dos notebooks - que tem espaço reduzido e portanto não comportam upgrade constante de peças.

Vale a pena comprar um?

Na hora da compra é essencial que o comprador avalie bem o perfil do usuário do PC. Se ele for usar o computador para realizar operações pesadas como editar vídeo ou jogar games pesados, é recomendada a compra de um computador com gabinete por seu upgrade e seu custo/benefício ser melhor; salvo se você não tem medo de investir nos All-in-one top de linha, neste caso, você certamente tem PC para fazer operações pesadas e exigir desempenho da máquina, no entanto esta tecnologia reflete no preço.

Porém, caso o usuário for realizar operações que não exijam tanto do computador como usar a internet, leitura, produzir um texto, ver vídeos e assistir TV, um computador all-in-one básico satisfará suas necessidades.

Gostou do artigo? Você possui um All-in-one? Não esqueça de deixar seu comentário!