Nesta segunda-feira (07), a União Internacional de Telecomunicações divulgou o seu relatório anual sobre o setor de telefonia do mundo todo. De acordo com o documento, o Brasil, em 2012 estava na 62ª posição entre os países mais desenvolvidos no que se refere à sociedade da informação. Vale notar que país, em 2011, estava na posição de número 60. Conforme a UIT o Brasil está incluído entres os países que "fizeram mais progressos quando se trata de desenvolvimento das TIC". Com isso, a nota passou de 4,50 para 5,00 neste relatório.

A banda larga móvel, em todo o mundo, em especial no Brasil, continua sendo o serviço de TIC com maiores taxas de crescimento. No ano passado, o crescimento dos serviços de banda larga móvel esteve na taxa de 40%, a nível mundial. Porém, agora existem duas vezes mais assinaturas de banda larga móvel que assinaturas de fixa em todo o mundo. O relatório indica que no Brasil, a chegada da banda larga móvel aumentou de 22% em 2011 para 37% ao final do ano passado.

No que diz respeito ao desenvolvimento da TIC, a Coréia do Sul está no topo do ranking, pelo terceiro ano consecutivo. A Suécia está em segundo lugar, após a Islândia, Dinamarca, Finlândia e Noruega. A Holanda, o  Reino Unido, Luxemburgo e Hong Kong (China) também estão classificadas nas dez principais posições.

O relatório da UIT indica que a absorção das tecnologias de informação e comunicação em crescimento no mundo todo. Um dos motivos para isso é a queda nos preços dos serviços de telefonia e de internet banda larga. Conforme o documento, nos últimos quatro anos os preços de banda larga fixa caíram 82%. Até 2013, de acordo com a previsão da UIT, quase 40% da população do mundo terá acesso à internet. 

A UIT indicou no documento que no Brasil, o número de moradias com computador subiu de 45% para 50% no final de 2012. Em relação ao acesso à internet, o aumento foi de 38% para 45% no mesmo período.

No que diz respeito a tarifa de celular, o Brasil possui a mais cara do mundo. O documento aponta que uma ligação de um celular para outro da mesma operadora , o custo médio é de 71 centavos de dólar por minuto no país. Em países como Bangladesh e Hong Kong, o custo médio é de apenas 2 centavos de dólar. Em Portugal, o valor é de 25 centavos de dólar, na Espanha, por sua vez, o valor cai para 15 centavos de dólar.

Os dados do relatório são referentes ao ano de 2012.