O Google, conforme promessa, começou esta semana a limitar as opções de buscas por conteúdos relacionados a pirataria na internet. A primeira medida foi retirar do processo de buscas as sugestões com o termo "torrent", estes que geralmente remetem ao download de arquivos protegidos por direitos autorais, a popular pirataria.

Conforme informações, quem realizar a pesquisa no Google deste termo, inicialmente não receberá informações da busca, porém, se pressionado o botão "Pesquisa Google", os resultados esperados aparecerão normalmente.

Ainda conforme informações, outros termos relacionados a pirataria também foram excluídos das sugestões de bucas. Sites que hospedam esses conteúdos como o Rapidshare e Megaupload estão descartados das buscas, como também clientes de download BitTorrent e uTorrent, que são utilizados na troca de conteúdos.

Os chamados " torrents", geralmente são usados diretamente entre os usuários para  trocas de arquivos. Desse modo, é possível compartilhar diversos formatos de conteúdo, como filmes,músicas, jogos, etc.

No final de 2010 a Google já havia se comprometido em ajudar as gravadoras e estúdios, protegendo assim, contra a pirataria digital, encontrada nas pesquisas da gigantes de buscas.

O primeiro passo do Google foi dado, basta sabermos se irá continuar e terá algum resultado relativo as buscas por material digital pirateado.