CADASTRE-SE

Google Voice Search

32 Comente abaixo Rafaela Pozzebon (@RafaelaPozzebon)

O Google está sempre aperfeiçoando seu buscador, uma boa novidade é o sistema de pesquisa por voz. Assim, com auxílio de um microfone conectado ao computador, o usuário poderá fazer qualquer busca sem a necessidade de tocar numa tecla

O Google está sempre aperfeiçoando seu buscador, uma boa novidade é o sistema de pesquisa por voz. Assim, com auxílio de um microfone conectado ao computador, o usuário poderá fazer qualquer busca sem a necessidade de tocar numa tecla, a novidade não agradou somente àqueles que gostam de inovar ou possuem uma certa falta de disposição em digitar as palavras, mas sim, contribuiu muito para as pessoas que possuem alguma deficiência motora.

A busca por voz do Google está ativa inicialmente na página do Google em inglês e pode ser usada, por enquanto, apenas no Google Chrome. Assim, quem pretende usar este recurso, verá um ícone de microfone ao lado da caixa de buscas (imagem abaixo e para ativá-lo, bastará clicar em um microfone localizado ao lado da caixa de buscas.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3124/google-voice.jpg


O maior site de buscas explicou que o software do Voice Search para a língua inglesa é composto por 230 bilhões de palavras, geradas de buscas reais. Uma excelente vantagem é a possibilidade de realizar uma pesquisa com termos extensos sem a necessidade de digitar uma só palavra, o que, para muitas pessoas com algum tipo de deficiência motora era praticamente impossível. O uso será perfeito para alguém que não pode utilizar as mãos no momento que precisa realizar uma pesquisa, como por exemplo, quem está realizando uma atividade na cozinha ou mesmo qualquer coisa que limite o uso das mãos, para tanto, acredito que os maiores beneficiados será mesmo as pessoas com alguma necessidade física. A busca realizada por voz já ocorre nos aparelhos portáteis e é usada com bastante sucesso. O aplicativo oficial da Google está disponível para Android, iOS (iPhone, iPod Touch e iPad), Blackberry e Nokia S60 V3. Atualmente o dispositivo reconhece 28 línguas diferentes, entre elas variações de inglês (britânico, sul-africano e estadunidense), de espanhol (europeu, mexicano, argentino e do restante da América Latina) e também o português brasileiro.

A precisão dos resultados é bastante eficiente, palavras complicadas e longas são facilmente reconhecidas, como também termos compostos por mais de uma palavra. As pessoas que precisam fazer uso desse recurso são as grandes beneficiadas, já que, falar ao microfone desses aparelhos é algo bastante simples, o que torna a busca ainda mais prática. Não ter que tocar no teclado é algo bastante motivador, pois, facilita não só as pessoas com necessidades especiais mas também, quem, por algum motivo, seja agilidade, por ter dúvidas na grafia correta da palavra ou mesmo por comodismo.

A pesquisa do Google por voz em aparelhos móveis permite que o usuário faça uma pesquisa rápida assim, basta falar os termos da pesquisa e seguir as etapas abaixo:

  1. Inicie o aplicativo de pesquisa do Google.
  2. Toque no ícone de microfone.
  3. Quando o alerta "Fale agora" aparecer, fale os termos da pesquisa.


Também há a alternativa de realizar pesquisas sem usar botões. Acompanhe abaixo:

  1. Inicie o aplicativo de pesquisa do Google.
  2. Coloque o telefone no ouvido.
  3. Aguarde o toque.
  4. Fale os termos da pesquisa.


Após o usuário falar o termo que quer pesquisar, os resultados serão imediatamente exibidos. Para voltar a exibição do teclado e alterar os termos da pesquisa, basta tocar duas vezes na caixa de pesquisa. Caso o usuário deseja realizar uma nova pesquisa, também deverá tocar novamente no ícone de microfone ou mesmo colocar o telefone no ouvido para poder pesquisar sem o auxílio dos botões.



Recomendamos:
 
Comentários:



TOPO