O Zenfone 5 recém foi anunciado para o Brasil e agora já sabemos quando será sua chegada: dia 16 de agosto. O smartphone mais novo da taiwanesa Asus terá seu lançamento oficial em um evento em São Paulo, quando saberemos tudo sobre o aparelho, incluindo o preço, que ainda não foi divulgado.

Demorou até o Zenfone 5 ser anunciado para o país. Seu anúncio global aconteceu no mês de março deste ano durante o Congresso Mundial de Dispositivos Móveis, em Barcelona. Agora, com a data já determinada, espera-se que além do Zenfone 5 padrão, também apareçam o restante da linha, bem como o Zenfone 5Z e o Zenfone 5 Selfie.

Zenfone 5
Zenfone 5

Para quem ainda não conhece o modelo, pode se surpreender por ele ter sido eleito pelo site DxOMark o smartphone intermediário com a melhor câmera, chegando a bater alguns top de linha de 2017, o que o deixa em uma posição boa na concorrência do mercado de 2018.

Suas especificações contam com uma câmera traseira de 12 megapixels e abertura de f/1.8, com Flash Dual LED e podendo gravar em 4k (2160p), a 60 frames por segundo, e a câmera frontal é de 8 megapixels. O processador é bom, o Snapdragon 636, e o espaço de armazenamento interno é de 64 GB. Já a memória RAM é de 6 GB, e sua versão Zenfone 5Z vem com bons 8 GB.

Zenfone 5

Em comparação com sua versão anterior, o 5 chega mais moderno em alguns termos, como a tela de 6,2 polegadas com resolução Full HD+, o que é um pouco maior que o display de 5,5 polegadas do Zenfone 4. Mas existe um detalhe que pode dividir gostos: o notch semelhante ao do iPhone X, para que o aproveitamento de tela seja de 90%.

Ele ainda vem com o sistema operacional atualizado, o Android 8 Oreo. E ainda tem novidades como o AIBoost, uma ferramenta de inteligência artificial que aumenta o poder do processador quando necessário. Um ponto negativo, mas que ainda não se tem certeza, é o preço, que pode vir mais caro, entre R$ 2.000 e R$ 2.5000. Porém, é preço de anúncio, e pode baixar conforme o tempo passa.