O YouTube pode bloquear a visualização de vídeos para aqueles usuários que utilizam os bloqueadores de anúncios como o "AD Block". Esta informação veio através do site BleepingComputer, onde é dito que alguns usuários têm sido avisados através de mensagens na plataforma de vídeos dizendo que "bloqueadores de anúncios não são permitidos". Confira todos os detalhes a seguir.

Usa Ad Block? O YouTube poderá bloquear os vídeos para você não ver

Usuários do YouTube que usam Ad Block poderão deixar de ver vídeos. Fonte: Oficina da Net
Usuários do YouTube que usam Ad Block poderão deixar de ver vídeos. Fonte: Oficina da Net

No Reddit, um usuário relata que na mensagem que aparece no YouTube, há uma explicação do porquê bloqueadores de anúncios como o "AD Block" não são permitidos. Quando você recebe a mensagem, há duas opções: desativar o bloqueador de anúncios ou assinar o YouTube Premium. O alerta do YouTube diz:

Parece que você pode estar usando um bloqueador de anúncios. Os anúncios permitem que o YouTube permaneça gratuito para bilhões de usuários em todo o mundo.

Na mensagem do YouTube, ainda é dito que "você pode ficar sem anúncios com o YouTube Premium e os criadores ainda podem ser pagos com sua assinatura". Um porta-voz do YouTube disse ao BleepingComputer sobre os testes para evitar o bloqueio de propagandas nos vídeos da plataforma explicando o seguinte:

Estamos realizando uma pequena experiência globalmente que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium.

A detecção de bloqueadores de anúncios não é nova e outros editores pedem regularmente aos espectadores para desativar os bloqueadores de anúncios.

Em meio ao medo do bloqueio de vídeos pelo YouTube, um usuário no Reddit disse:

Não seria tão ruim se não houvesse anúncios imparáveis de 2 minutos e vários anúncios antes do vídeo, anúncios interrompendo o vídeo, tornando os vídeos inúteis !!!

Quando o bloqueio se tornará permanente e onde ele está sendo testado?

Infelizmente não se sabe em que regiões além dos EUA o bloqueio de vídeos está sendo testado pelo YouTube. Além disso, não há pistas de quantos países estão sendo utilizados para a realização dos testes do mecanismo de repressão aos bloqueadores de anúncios.