O famoso canal Linus Tech Tips, do YouTube, foi hackeado hoje (23) e simplesmente sumiu do YouTube. Em vez dos famosos vídeos sobre análises de hardware, os 15,3 milhões de inscritos foram surpreendidos com vários vídeos ao vivo de fraude de criptografia, algo que tem sido constante não só no YouTube como também em outras redes sociais, como Instagram e Twitter. Como consequência, a conta foi suspensa.

Canal Linus Tech Tips é hackeado e some do YouTube

Ao tentar acessar a página do canal, um aviso de página indisponível é exibido. (Fonte: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
Ao tentar acessar a página do canal, um aviso de "página indisponível" é exibido. (Fonte: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Não está claro como os canais foram violados, mas o proprietário do canal, Linus Sebastian, twittou que estava ciente da situação. Então, isso nos faz acreditar que esse ataque é apenas uma das muitas violações que ocorreram nos últimos meses, com golpistas obtendo acesso a contas grandes no YouTube para renomeá-las e transmitir ao vivo vídeos de fraude de criptografia.

Além do canal Linus Tech Tips, outros canais do Linus Media Group no YouTube, também foram violados e receberam novos nomes com foco na Tesla, como é o caso dos canais Techquickie e TechLinked.

O YouTube ainda não forneceu uma declaração oficial sobre o caso.

Virou moda

No ano passado, o canal do YouTube do exército britânico foi hackeado para promover golpes de criptografia, e alguns meses depois, dezenas de milhares de "espectadores" assistiram a um falso golpe de criptografia da Apple no YouTube. Canais populares de artistas como Lil Nas X, Drake e Taylor Swift também foram afetados por uma violação parecida.

Ainda não sabemos o que vai acontecer com o canal Linus Tech Tips, mas fica claro que é necessário adotar medidas mais seguras contra esse tipo de situação.

Fonte: The Verge