Recentemente o YouTube fez alterações em seu aplicativo mobile, tanto na versão para Android quanto para iOS. Agora os novos controles de qualidade dos vídeos ficaram confusos para a escolha de resolução que o usuário quer assistir, principalmente para aqueles que não estão preocupados com o consumo de dados.

Foi relatado neste final de semana pelo site AndroidPolice a remoção das opções de resoluções especificas para os vídeos no menu de qualidade. Agora, ao invés de selecionar diretamente a resolução que você quer, será preciso optar pelas seguintes opções:

  • Automática: realiza ajustes para oferecer a "melhor experiencia" de acordo com as condições da internet.
  • Qualidade de imagem alta: utiliza mais dados
  • Economia de dados: qualidade de imagem mais baixa
  • Avançada: selecione uma resolução especifica
Controles de resolução dos vídeos no aplicativo YouTube para Android. Fonte: Vitor Valeri
Controles de resolução dos vídeos no aplicativo YouTube para Android. Fonte: Vitor Valeri

Desta forma, a partir de agora, somente ao selecionar a opção "avançada" que o usuário terá acesso as opções de resoluções para selecionar a desejada. Algo extremamente inconveniente, pois na maioria das vezes, por mais que a internet utilizada pelo dispositivo seja Wi-fi e tenha uma boa velocidade, o YouTube coloca a qualidade do vídeo em 360p ou 480p, resoluções muito baixas para qualquer plano de internet minimamente bom.

Lançamento e disponibilidade

Desde sexta-feira da semana passada a Google vem implementando o novo sistema de seleção de qualidade de imagem para os vídeos no app mobile do YouTube para Android e iOS. Caso você ainda não tenha constatado esta alteração, é provável que a receba em breve, pois ela está sendo disponibilizada para o publico geral e todas as regiões do mundo.

O que achou desta atualização do aplicativo do YouTube? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!