Qualquer pessoa que sofre no YouTube devido a direitos autorais provavelmente irá dizer o quão complicado, confuso e um aborrecimento para lidar com este inconveniente. Pensando nisso, o YouTube começou a implementar uma ferramenta que notifica os criadores de conteúdo sobre possível infringimento de direitos autorais antes mesmo dos vídeos serem publicados.

Recentemente, o analista de mídia social Matt Navarra postou no Twitter uma captura de tela mostrando o novo recurso do YouTube. Matt diz que a funcionalidade começou a ser disponibilizada em fevereiro e exibe uma tela dizendo se há ou não restrições relacionadas a direitos autorais enquanto é feito o upload do vídeo.

Funcionalidade Checks que verifica se o vídeo que está sendo enviado possui algo que comprometa em termos de direitos autorais. Fonte: MattNavarra (Twitter)
Funcionalidade "Checks" que verifica se o vídeo que está sendo enviado possui algo que comprometa em termos de direitos autorais. Fonte: MattNavarra (Twitter)

Ao observar a imagem da tela do tweet acima, infelizmente não é possível ver exatamente como a ferramenta funciona. Chamada de "Checks", acredita-se que a funcionalidade se utiliza da tecnologia automatizada do YouTube Content ID, utilizada por detentores de direitos autorais para pesquisar todos os vídeos que utilizam seu conteúdo sem autorização. Quando um vídeo infringe os direitos autorais, seus detentores podem optar por bloquear a reprodução do vídeo ou executar anúncios para obter receita com o canal do infrator.

Ao entrar em contato com o YouTube, o site gizmodo diz que o porta-voz da empresa diz que a função "Checks" está começando a ficar acessível através do YouTube Studio. O canal "Creators Insider" no YouTube, criado por funcionários do YouTube, dá mais alguns detalhes sobre o novo sistema de verificação e pré-publicação.

Sobre o Content ID

Iria ser perfeito se o Content ID realmente funcionasse. Porém, de acordo com a Electronic Frontier Foundation, vários criadores de conteúdo foram acusados erroneamente de conteúdo protegido por direitos autorais não só uma, mas várias vezes. Mesmo que o Checks não se utilize do Content ID, analisando este cenário, não dá para ter certeza se o sistema irá ou não ser a prova de falhas.

O que achou da notícia? Você acredita que esta ação do YouTube será benéfica ou maléfica para a comunidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!